Oposição vai insistir em correção maior na tabela do IR — Rádio Senado

Oposição vai insistir em correção maior na tabela do IR

LOC: A OPOSIÇÃO VAI INSISTIR EM UMA CORREÇÃO MAIOR NA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA.  

LOC: O GOVERNO CONCEDEU UM REAJUSTE DE QUATRO E MEIO POR CENTO, COMO INFORMA A REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, anunciou que a oposição tentará aprovar um reajuste maior na tabela do Imposto de Renda. A medida provisória encaminhada pela presidente Dilma Rousseff prevê uma correção de 4,5%. Pela proposta, estarão isentos do pagamento do tributo no ano que vem os trabalhadores que recebem até R$ 1.868. Em 2014, o limite era de R$ 1.787. Álvaro Dias afirmou que vai defender a emenda já apresentada pelo líder do Democratas, deputado Mendonça Filho, de Pernambuco, com um reajuste de 6%, o que equivale à inflação do ano passado. 

(Alvaro Dias) Vamos tentar fazer com que a correção da tabela do Imposto de Renda seja similar a do período. A inflação foi de 6. Queremos chegar ao percentual da inflação, à correção correta de 6%. 

(Repórter) O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, do Ceará, confirmou a inclusão dessa medida provisória do Imposto de Renda na MP 634, que trata da isenção fiscal para produtores de álcool. Ele afirmou que na condição de relator deverá manter a correção de 4,5% proposta pelo governo. Mas por ser um ano eleitoral, ele admitiu que o reajuste poderá ser um pouco maior. 

(Eunício) Essa MP ainda vai vir para o Plenário da Câmara e vai vir para o Plenário do Senado. Podem ser incorporadas mudanças. Eu não descarto isso não. 

(Repórter) Mas segundo o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal, o Sindfisco, a defasagem na correção da tabela do Imposto de Renda de 1996 a 2013 soma 61,42%, considerando que a inflação no período foi de quase 207% contra um reajuste concedido de cerca de 90%. 
12/05/2014, 06h37 - ATUALIZADO EM 12/05/2014, 06h37
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00