CCJ aprova PL que garante prioridade ao transporte de órgãos para transplantes — Rádio Senado

CCJ aprova PL que garante prioridade ao transporte de órgãos para transplantes

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU PROJETO QUE GARANTE PRIORIDADE AO TRANSPORTE DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTES.  

LOC: SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE, CERCA DE 38 MIL BRASILEIROS AGUARDAM NA FILA DE ESPERA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: A proposta obriga a reserva de vaga e espaço em aviões, helicópteros, barcos e outros meios de transportes para o traslado de partes do corpo humano, tecidos e órgãos destinados ao transplante e tratamento de saúde. A prioridade deve ser atendida por órgãos públicos, instituições militares, como a FAB, e empresas de transporte de pessoas e cargas, como as companhias aéreas. Neste último caso, as despesas devem ser pagas pelo Sistema Único de Saúde. Além de espaço adequado para a acomodação de material, de acordo com as regras sanitárias, o texto prevê a reserva de uma vaga de passageiro para o integrante da equipe de captação e distribuição de órgãos. Quem descumprir a regra pode ser punido com multa, que varia entre cerca de dois mil e 400 reais a três milhões e novecentos mil reais. O autor do projeto, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, lembrou que o maior desafio do Sistema Nacional de Transplantes é o transporte de órgãos e a demora no deslocamento que pode inutilizar o material. Segundo Vital, a iniciativa busca salvar vidas. 

(Vital) Ele é tão importante que nós estamos tratando com órgãos humanos que precisam ser transportados para efeito de transplante dentro de uma prioridade sob pena de ter todo esforço. E o Brasil faz este esforço para ter o maior número de transplantados. Pessoas que podem recuperar a saúde e e garantir a manutenção da vida. 

(REPÓRTER) Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem a maior rede pública de transplantes do mundo e 95 por cento dos procedimentos são feitos pelo SUS. Em 2013, cerca de 38 mil brasileiros estavam na fila de espera dos transplantes.
08/05/2014, 12h35 - ATUALIZADO EM 08/05/2014, 12h35
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00