Lídice busca alternativa para reconhecer capoeira como profissão — Rádio Senado

Lídice busca alternativa para reconhecer capoeira como profissão

LOC: LÍDICE DA MATA BUSCA UMA ALTERNATIVA PARA RECONHECER A CAPOEIRA COMO UMA PROFISSÃO. 

LOC: O PROJETO JÁ FOI APROVADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS E AGORA É ANALISADO PELO SENADO. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: O projeto que profissionaliza a prática da capoeira é de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá do PTB de São Paulo, e se for aprovado também pelo Senado seguirá para a sanção da presidência da República. Pode não parecer mas o projeto tem algumas questões polêmicas, como por exemplo abrir a possibilidade de que os mestres da capoeira possam ser incluídos na Previdência Social. A relatora na Comissão de Educação é a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, que pediu uma audiência pública para debater o projeto. Na audiência a representante do IPHAN, Celia Corsino, falou sobre as possibilidades de remuneração pelo poder público que abre para os capoeiristas a aprovação deste projeto. 

(CELIA CORSINO): Se você é mestre você teria até uma Bolsa-mestre para você ter um auxílio, que é o que está dentro da governabilidade do Ministério da Cultura. A gente não pode confundir a valorização que a gente pretende com a questão da Previdência, porque a Cultura não tem pernas pra resolver a questão previdenciária. Na questão da educação por exemplo, possam ser contratados como professores. 

(REPÓRTER): Lídice da Mata considera importante realizar uma ampla consulta ouvindo os próprios capoeiristas. 

(LÍDICE DA MATA): Tem todas as formas de comunicação do Senado aberta a esta contribuição. Não há nenhum impedimento, nós estamos absolutamente abertos a esta contribuição e deixamos em aberto os canais do Senado, o Portal do Senado e eu aproveito para conclamar os capoeiristas a buscarem esta comunicação com a Comissão de Educação do Senado. 

(REPÓRTER): Além da Comissão de Educação, o projeto também vai ser analisado pela Comissão de Assuntos Sociais.
07/05/2014, 01h05 - ATUALIZADO EM 07/05/2014, 01h05
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00