Gastos com cuidadores de idosos poderão ser deduzidos no IR — Rádio Senado

Gastos com cuidadores de idosos poderão ser deduzidos no IR

LOC: FAMÍLIAS QUE CONTRATAM CUIDADORES DE IDOSOS PODERÃO DESCONTAR O VALOR GASTO COM ESSES PROFISSIONAIS NO IMPOSTO DE RENDA. 

LOC: É O QUE PROPÕE UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Hoje, o contribuinte pode deduzir da base de cálculo do imposto de renda uma série de gastos com saúde, como médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e hospitais, além de despesas com exames, radiografias e próteses ortopédicas e dentárias. A ideia é que também os gastos com cuidadores de idosos sejam beneficiados. O autor do projeto, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, lembra que a expectativa de vida está aumentando, ou seja, as pessoas estão envelhecendo mais e melhor. Mas que os idosos precisam de mais cuidados, por isso a importância de se ter profissionais especializados em atender a essas pessoas. 

(Waldemir Moka) Tem idosos que precisa de cuidados 24 horas, os sete dias por semana. E são equipes que têm que se revezar, muitas vezes. Então isso traz um ônus para as famílias. E se a família pode descontar o imposto de renda do médico, do psicólogo, do terapeuta ocupacional, eu não vejo por que a gente não estender isso ao cuidador do idoso. (Repórter) O relator, senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, acredita que a isenção concedida pelo governo federal vai se pagar. 

(Paulo Davim) Sairá muito mais barato para o Estado permitir o abatimento do que se gasta com os cuidadores de idosos do que facilitar um acidente doméstico com idoso, que é muito frequente. O que mais interna idoso no Brasil são os acidentes domésticos. E aí esse idoso vai ocupar um leito em UTI, vai se internado, os gastos são maiores. 

(Repórter) A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, destaca que além de evitar acidentes, os cuidadores fazem bem à saúde mental dos idosos. 

(Ana Rita) E não é apenas evitar que haja acidentes, ou apenas administrar uma medicação. Mas é alguém que faz companhia, que dialoga, que evita que o idoso também entre num processo de depressão por falta de ter com quem dialogar. Então é alguém que vai cuidar dessa pessoa de forma integral. 

(Repórter) O projeto ainda precisa ser analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
16/04/2014, 01h53 - ATUALIZADO EM 16/04/2014, 01h53
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00