Sancionada lei que prevê multa a quem não registrar empregado doméstico — Rádio Senado

Sancionada lei que prevê multa a quem não registrar empregado doméstico

LOC: SANCIONADA LEI QUE ESTABELECE MULTA A QUEM NÃO FIZER O REGISTRO DO EMPREGADO DOMÉSTICO. 

LOC: A PROPOSTA, QUE TEVE ORIGEM NO SENADO, PREVÊ O PAGAMENTO DE ATÉ UM SALÁRIO MÍNIMO COMO PENALIDADE, COMO INFORMA O REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) O empregador que não registrar a Carteira de Trabalho e Previdência Social, CTPS, do trabalhador doméstico ficará sujeito a multa de R$ 724. O valor pode ser alterado de acordo com o tempo de serviço prestado, o número de empregados, a idade do trabalhador e o tipo de infração. A alteração na lei teve origem no Senado e entra em vigor em 7 de agosto. Atualmente, o vínculo do empregado doméstico é caracterizado quando o trabalho é exercido pelo menos três vezes por semana. Para o senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, que foi o relator do Projeto de Emenda à Constituição dos empregados domésticos, que ainda está em análise na Câmara dos Deputados, a lei é mais um passo enquanto se aguarda a regulamentação da PEC. 

(Romero Jucá) “É apenas um pequeno detalhe em cima de toda a regulamentação que tem que vir. Então o que nós temos que votar, na verdade, é a lei que está na Câmara dos Deputados, que regulamenta a PEC do serviço doméstico e portanto dá todas as garantias e uma serie de dispositivos que vão melhorar a relação de trabalho entre empregado e trabalhador doméstico.” 

(Repórter) Entre as garantias, estão o pagamento de FGTS e seguro desemprego. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, pondera que o registro muitas vezes não é feito a pedido do próprio empregado, por vergonha. 

(Ana Amélia) “O empregado doméstico, muitas vezes, pelas informações que tenho, ele não gosta de ter ali a designação “empregada doméstico.” Então tem que observar esses dados também.” 

(Repórter) O artigo que convertia a multa para o empregado foi vetado com o argumento de que não estava claro de que forma ocorreria essa reversão.
10/04/2014, 07h16 - ATUALIZADO EM 10/04/2014, 07h16
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00