Governo deve indicar nome para cargo de ministro do TCU — Rádio Senado

Governo deve indicar nome para cargo de ministro do TCU

LOC: DEPOIS DA OPOSIÇÃO, OS PARTIDOS GOVERNISTAS DEVERÃO INDICAR UM NOME PARA O CARGO DE MINISTRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.  

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO DEFENDE QUE O CANDIDATO TENHA O PERFIL TÉCNICO. A SABATINA ESTÁ MARCADA PARA TERÇA-FEIRA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Após a desistência do senador Gim, do PTB do Distrito Federal, de disputar a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União, os partidos da base aliada deverão apresentar um outro nome nesses próximos dias. Segundo o senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, ainda não está definido se o candidato será um político ou um técnico. 

(Romero Jucá) Os partidos aliados farão a indicação de um nome, possivelmente, de um perfil técnico que preencha todas as qualidades necessárias para ser um grande ministro. O TCU é um órgão do Poder Legislativo e merece todo o nosso respeito. 

(Repórter) Contrária à nomeação do senador Gim, a oposição apresentou o nome do servidor público do Senado, Fernando Moutinho, que já foi auditor do Tribunal de Contas da União. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, também se disse favorável a uma indicação técnica ao lembrar que em 2011, o PSB indicou a então deputada Ana Arraes, do PSB de Pernambuco, mãe do ex-governador Eduardo Campos, para o Tribunal de Contas da União na vaga da Câmara dos Deputados. 

(Renan Calheiros) É importante que as bancadas indiquem um nome que preencha todas as condições para ser ministro. Fiquei muito animado com o nome que o senador Rollemberg indicou. Porque na última vez, ele indicou a mãe do governador de Pernambuco. 

(Repórter) O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, acredita na aprovação do nome de Fernando Moutinho para a vaga de ministro do TCU. 

(Alvaro Dias) A oposição já indicou um nome, que é uma figura conhecida com todos os pressupostos exigidos para a ocupação da vaga, com condições profissionais e técnicas, e reputação ilibada. Portanto, a oposição já cumpriu o seu papel. 

(Repórter) A Comissão de Assuntos Econômicos deverá sabatinar nos próximos dias os candidatos à vaga de ministro do Tribunal de Contas da União para que o Plenário dê a palavra final.
10/04/2014, 08h44 - ATUALIZADO EM 10/04/2014, 08h44
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00