Comissão discute políticas públicas de combate à obesidade — Rádio Senado

Comissão discute políticas públicas de combate à obesidade

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DISCUTIU AS POLITICAS PÚBLICAS DE COMBATE À OBESIDADE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUINTA.

LOC: SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE, DEZ MILHÕES DE BRASILEIROS JÁ ESTÃO OBESOS. REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Um grupo de trabalho formado por especialistas na área de saúde vai auxiliar a Comissão de Assuntos Sociais a redigir um projeto de lei sobre políticas publicas de combate à obesidade. A iniciativa foi resultado de uma audiência pública sobre o tema. Para o presidente da comissão, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, os especialistas podem auxiliar a construir leis mais efetivas.

(Waldemir Moka) O que do ponto de vista de legislação vocês acham que seria importante, porque aí poderíamos realmente ter uma legislação que vocês estão sugerindo.
 
(Repórter) Segundo os médicos e nutricionistas que participaram da reunião, o número de obesos no Brasil já chegou a cinco por cento da população e não pára de aumentar. Na opinião dos participantes, para resolver o problema, é preciso investir em várias frentes, como facilitar o acesso da população a alimentos mais saudáveis, informar as pessoas sobre o perigo do excesso de peso e incentivar a prática de atividade física. O representante da associação médica brasileira, Rogério Toledo Neto, alertou que as cirurgias bariátricas, aquelas que reduzem o estômago, são feitas de maneira indiscriminada, muitas vezes sem necessidade. Para a coordenadora de alimentação e nutrição do ministério da saúde, Patrícia Constantine Jaime, o combate à epidemia é uma ação que envolve diversos setores.

(Patrícia Constantine Jaime) O SUS paga a conta da obesidade, só que a obesidade ela não é causada dentro do setor saúde. a obesidade é causada proa fora dos muros do SUS. O SUS paga a conta, tem que acolher, tem que tratar, então a resposta à obesidade ela é uma resposta intersetorial, senador. 

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, autora do pedido da audiência elogiou a qualidade das exposições.

(Ana Amélia) não há duvida do que foi feito por vocês foi extremamente relevante pra sublinhar e chamar a atenção para o nosso compromisso e continuar trabalhando por ele. 

(Repórter) A obesidade pode causar doenças que podem levar à morte, como hipertensão, derrame e diversos tipos de câncer. Para a Organização Mundial de Saúde, são considerados obesos todos os indivíduos com índice de massa corporal maior do que 30. O cálculo do IMC é feito com a divisão do peso pela altura elevada ao quadrado.
 
10/04/2014, 02h55 - ATUALIZADO EM 10/04/2014, 02h55
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00