Rejeitada urgência para exame da indicação do senador Gim ao TCU — Rádio Senado

Rejeitada urgência para exame da indicação do senador Gim ao TCU

LOC: FOI REJEITADO REQUERIMENTO QUE PEDIA URGÊNCIA PARA O EXAME DA INDICAÇÃO DO SENADOR GIM, DO PTB DO DISTRITO FEDERAL, AO CARGO DE MINISTRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO .  

LOC: COM A REJEIÇÃO, A INDICAÇÃO SERA ANALISADA DE FORMA REGULAR PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, COM RESPEITO A TODOS OS PRAZOS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) O requerimento de urgência na análise da indicação do senador Gim, do PTB do Distrito Federal, ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União foi rejeitado por 25 votos contrários e 24 favoráveis. O senador Gim, portanto, será sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos. Na avaliação do líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, a exigência do rito regimental em indicações ao TCU tem uma função. 

(Aloysio Nunes Ferreira) “Eu creio que esses prazos que são estabelecidos pelo nosso Regimento não são prazos ornamentais. São prazos destinados à reflexão, são prazos destinados à informação, são prazos destinados inclusive ao esclarecimento de determinadas controvérsias. Portanto para uma indicação para um cargo de tamanha relevância e tamanha importância é que eu peço que sejam respeitados os prazos”. 

(Repórter) Já para o vice-líder do governo, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, a argüição de Gim não é necessária, pois seu nome foi indicado pelas lideranças do Senado. Ele disse que a Constituição exige a sabatina apenas para indicados pela Presidência da República. 

(Vital do Rêgo) “Quando a indicação é das próprias Casas do Congresso Nacional, essa fase pode ser dispensável. Não é a primeira vez, já tivemos outras oportunidades aqui que foi dispensável a presença da comissão porque entende que os líderes já fizeram o necessário juízo quanto ao indicado”. 

(Repórter) Depois de aprovada na CAE, a indicação ainda será votada no Plenário do Senado, antes de ser encaminhada à Câmara dos Deputados.
08/04/2014, 08h49 - ATUALIZADO EM 08/04/2014, 08h49
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00