Oposição pede ao Supremo que determine instalação da CPI da Petrobras — Rádio Senado

Oposição pede ao Supremo que determine instalação da CPI da Petrobras

LOC: A OPOSIÇÃO PEDIU AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL QUE DETERMINE A INSTALAÇÃO DA CPI DA PETROBRAS. 

LOC: E A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVE DECIDIR AINDA HOJE SOBRE A ABRANGÊNCIA DAS INVESTIGAÇÕES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Um grupo de senadores da oposição e de partidos aliados recorreu ao Supremo Tribunal Federal para que determine a instalação da CPI da Petrobras. No mandado de segurança com pedido de liminar, os parlamentares alegam que a decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, de ampliar a CPI é inconstitucional. No pedido de CPI, a oposição pede a investigação das denúncias de superfaturamento e de pagamento de propina na estatal. Já a base aliada quer apurar também supostas irregularidades em contratos dos governos de São Paulo e Pernambuco. O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, AC redita que o Supremo deverá rejeitar a ampliação da CPI, já que as denúncias envolvendo os governos paulista e pernambucano não estão relacionadas à Petrobras. 

(A.Dias) Questionamos a existência de fatos desconexos. Não há precedentes. O que há de precedente é na direção do que defendemos: uma CPI exclusiva para a Petrobras. O próprio presidente Renan Calheiros no passado, à época do presidente Lula, determinou o arquivamento de CPI porque constava dela fato desconexo. 

REP: O senador Renan Calheiros minimizou a decisão da oposição de recorrer ao Supremo Tribunal Federal. 

(Renan) Sinceramente não acho ruim. Quando eu decidi fiz questão de ofício ouvir a CCJ. Anunciei que ouviríamos o Plenário. E quem sabe será muito ouvir o Supremo Tribunal Federal porque é uma questão nova, inédita e precisa ser resolvida definitivamente. REP: O senador Jorge Viana, do PT do Acre, desafiou a oposição a aceitar a CPI ampliada para acabar com a disputa. 

(Jorge) O impasse pode ser resolvido de uma maneira objetiva. Há uma decisão inédita da base aliada de aceitar a CPI, que é assinar a CPI, desde que se inclua um item a mais, que é investigar também o chamado escândalo do metrô de São Paulo. 

REP: O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, deve apresentar o relatório na Comissão de Constituição e Justiça na tarde desta terça-feira. A decisão do colegiado ainda será levada ao Plenário do Senado. 
08/04/2014, 01h42 - ATUALIZADO EM 08/04/2014, 01h42
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00