Oposição entra no STF contra ampliação da CPI da Petrobras — Rádio Senado

Oposição entra no STF contra ampliação da CPI da Petrobras

LOC: A OPOSIÇÃO DEVE APRESENTAR RECURSO AO SUPREMO TRIBUNAL FEFERAL NESTA TERÇA-FEIRA CONTRA A AMPLIAÇÃO DA CPI DA PETROBRAS.  

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DECIDE HOJE SE AS INVESTIGAÇÕES VÃO ABRANGER TAMBÉM DENÚNCIAS CONTRA OS GOVERNOS DE SÃO PAULO E PERNAMBUCO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Um grupo de senadores da oposição e de partidos aliados entra nesta terça-feira no Supremo Tribunal Federal com um mandado de segurança contra a decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, de ampliar a CPI da Petrobras. Diante de dois pedidos, ele decidiu que a CPI vai apurar denúncias de superfaturamento e pagamento de propina na estatal e de supostas irregularidades em contratos dos governos de São Paulo e de Pernambuco. Em resposta à oposição e à base aliada, Renan Calheiros deixou para a Comissão de Constituição e Justiça a palavra final sobre os fatos a serem investigados. Independentemente da decisão da CCJ, onde os governistas são a maioria, o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes, de São Paulo, acredita que o Supremo determinará a imediata instalação da CPI da Petrobras, já que o pedido possui fato determinado e número de assinaturas. 

(Aloysio Nunes Ferreira) Admitir-se que esse direito da minoria possa ser questionado, possa ser objeto de uma deliberação de um órgão colegiado seria frustrar o direito da minoria. Claro que o governo, que tem medo dessa CPI, vai usando a maioria que tem, nos negar o direito. 

(Repórter) O senador Jorge Viana do PT do Acre argumentou que a CPI ampliada, que vai investigar denúncias de corrupção da Petrobras e dos governos paulista e pernambucano, também preenche os requisitos legais. 

(Jorge Viana) O impasse pode ser resolvido de uma maneira objetiva. Há uma decisão inédita da base aliada de aceitar a CPI, que é assinar a CPI, desde que se inclua um item a mais, que é investigar também o chamado escândalo do metrô de São Paulo. Se incluíssemos esse tema, faríamos uma CPI Mista onde a Câmara e o Senado poderiam dar uma satisfação para a sociedade. 

(Repórter) Além do veredicto judicial e da CCJ, a CPI da Petrobras ainda depende da decisão dos líderes para definir se as investigações serão feitas pelo Senado ou com a participação dos deputados.
07/04/2014, 09h02 - ATUALIZADO EM 07/04/2014, 09h02
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00