Escolas públicas poderão ter que oferecer exames oftalmológicos e auditivos — Rádio Senado

Escolas públicas poderão ter que oferecer exames oftalmológicos e auditivos

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEVE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO QUE OBRIGA A REDE PÚBLICA DE ENSINO A OFERECER EXAMES OFTALMOLÓGICOS E AUDITIVOS. 

LOC: AS AVALIAÇÕES SERÃO VOLTADAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM: 

(Repórter) O projeto que institui a Política Nacional de Saúde na Escola foi sugerido em dois mil e quatro pela estudante Martha Ramires de Souza, na primeira edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Em dois mil e dez, ele foi apresentado pelo então deputado Lobbe Neto. O texto inicial obrigava a rede pública de ensino a oferecer, anualmente, exames oftalmológicos e auditivos para alunos do ensino fundamental. Na Comissão de Assuntos Sociais, um substitutivo do senador Wellington Dias, do PT do Piauí, ampliou a proposta para instituir políticas de prevenção de problemas de saúde em todas as escolas de educação básica da rede pública. Relator na Comissão de Educação, o senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, avalia que a medida vai proporcionar melhores condições de estudo para os alunos. 

(Cícero Lucena) Quanto mais você fizer saúde preventiva, se torna melhor, pela qualidade e para evitar os problemas, principalmente dos nossos jovens. Se você tem deficiência visual, obviamente você tem menos estímulo, lê menos, e aí, com isso corrigido, você vai ter uma melhor condição de oferecer para nossas crianças estudarem. 

(Repórter) O texto prevê ainda ações articuladas entre o Sistema Único de Saúde e a rede de educação básica pública para estender o alcance da medida, que inclui avaliação clínica, nutricional, psicossocial e de higiene bucal. Além de estimular a alimentação saudável, a proposta ainda garante a atualização e o controle do calendário de vacinas, a prevenção e a redução do consumo de álcool, tabaco e drogas, o incentivo à atividade física, e a promoção da saúde sexual e reprodutiva. Se aprovado pela Comissão de Educação, o projeto seguirá para análise no Plenário do Senado. 
07/04/2014, 05h28 - ATUALIZADO EM 07/04/2014, 05h28
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00