CCJ decide sobre ampliação da CPI da Petrobras na próxima terça-feira — Rádio Senado

CCJ decide sobre ampliação da CPI da Petrobras na próxima terça-feira

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DECIDE NA TERÇA-FEIRA SE A CPI DA PETROBRAS SERÁ DE FATO AMPLIADA. 

LOC: CABERÁ AOS LÍDERES PARTIDÁRIOS DEFINIR SE A CPI SERÁ MISTA OU RESTRITA AO SENADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, convocou para terça-feira uma sessão extraordinária para decidir se a CPI da Petrobras se restringirá a investigar as denúncias de superfaturamento e de cobrança de propina na estatal, como propôs a oposição, ou incluirá ainda supostas irregularidades em contratos dos governos de São Paulo e Pernambuco, a exemplo do que quer a base aliada. Vital do Rêgo antecipou que concederá vista coletiva de algumas horas para que a decisão saia na própria terça-feira. 

(Vital do Rêgo) Não podemos passar em branco ou atrasar o processo. Nós vamos ser cobrados. A CCJ por ser uma comissão de mérito nesta matéria terá de se reunir extraordinariamente na terça-feira. 

(Repórter) Os líderes do governo apresentaram um pedido de criação de uma CPI Mista para investigar as denúncias contra a Petrobras e os governos de São Paulo e Pernambuco. Segundo o senador José Pimentel, do PT do Ceará, não se trata de uma disputa política contra o PSDB e PSB, potenciais adversários nas eleições presidenciais. 

(José Pimentel) De forma alguma. Estamos investigando toda e qualquer denúncia feita neste país. A presidenta Dilma não tem medo de apuração. Portanto, todas as vezes que há indícios, assim se faz.  

(Repórter) O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, avalia que o quarto pedido de CPI é manobra do governo para impedir as investigações. 

(Aloysio Nunes Ferreira) Se o governo estivesse de boa fé quando diz que quer investigar formação de cartel no sistema de metrôs e trens e portos e o que quer que seja, ele deveria propor uma CPI para isso e não misturar alhos com bugalhos com o objetivo de atrapalhar a investigação da Petrobras. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, anunciou que caberá aos líderes partidários decidir se a CPI exclusiva do Senado ou a Mista vai prevalecer.  

(Renan Calheiros) A prioridade terá que ser decidida pelos partidos e não pelo presidente. O presidente avalia se há fato determinado e se há o número mínimo de assinaturas. É essa avaliação que me cabe fazer. 

(Repórter) A sessão do Congresso Nacional está marcada para o dia 15 de abril.
03/04/2014, 06h56 - ATUALIZADO EM 03/04/2014, 06h56
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00