CI aprova indicação de Adalberto Tokarski para integrar diretoria da Antaq — Rádio Senado

CI aprova indicação de Adalberto Tokarski para integrar diretoria da Antaq

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APROVOU A INDICAÇÃO DE ADALBERTO TOKÁRSKI PARA INTEGRAR A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIOS. 

LOC: A ANTAQ SUPERVISIONA E FISCALIZA O TRANSPORTE AQUAVIÁRIO E A EXPLORAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA E AQUAVIÁRIA EXERCIDA POR TERCEIROS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Adalberto Tokarski entrou na Agência Nacional de Transportes Aquaviários em 2006 e desde agosto de 2011 é superintendente de Navegação Interior da Antaq. Durante sabatina na Comissão de Infraestrutura defendeu o uso dos rios para a navegação. Adalberto destacou que os projetos de barragens e hidrelétricas deveriam prever sempre uma eclusa para a passagem de barcos. Mas que para isso é preciso uma cooperação entre as várias áreas do governo. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, quis saber a opinião do indicado sobre as condições da Antaq de desempenhar suas funções.

(FLEXA): Se a Antaq tem o orçamento de acordo com a necessidade, se ele é ainda pequeno e o número de funcionários da Antaq é suficiente para que ela possa efetivamente exercer sua função para a regulação e fiscalização do transporte aquáviário. 

(REP): Adalberto Tokárski ressaltou que a agência ganhou muitas atribuições com a nova lei dos Portos e é preciso ficar vigilante para que ela receba os recursos necessários. E o concurso público para seleção de pessoal, que já foi autorizado para a agência, é muito bem-vindo. 

(ADALBERTO): Ela duplicou o número de outorgas. E vai ter mais ainda. Na hora que entrarem os arrendamentos vai ter um trabalho muito maior. Já foi autorizado pelo governo Federal um importante concurso e que, você utilizar aquelas 140 vagas mais os 50% eu acredito que daí chega a alguma coisa razoável.

(REP): A indicação de diretores das agências reguladoras é de competência da Presidência da República. O Senado tem a responsabilidade de analisar e sabatinar o indicado. A votação é feita de forma secreta.  

LOC: A INDICAÇÃO DE ADALBERTO TOKÁRSKI PARA A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIOS SEGUIU, EM REGIME DE URGÊNCIA, PARA A ANÁLISE DO PLENÁRIO DO SENADO.
02/04/2014, 01h59 - ATUALIZADO EM 02/04/2014, 01h59
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00