Renan decide futuro de duas CPIs para investigar Petrobras nesta quarta — Rádio Senado

Renan decide futuro de duas CPIs para investigar Petrobras nesta quarta

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO VAI DECIDIR NESTA QUARTA-FEIRA O FUTURO DE DUAS CPIS PARA INVESTIGAR A PETROBRAS 

LOC: EM RESPOSTA À OPOSIÇÃO, GOVERNISTAS APRESENTARAM NOVO PEDIDO INCLUINDO DENÚNCIAS CONTRA ADVERSÁRIOS POLÍTICOS. OS DETALHES COM A REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN COM A COLABORAÇÃO DE RODRIGO RESENDE: 

(Repórter) A base aliada atuou em duas frentes na tentativa de inviabilizar a CPI da Petrobras. O requerimento de investigação de irregularidades na estatal apresentado pela oposição com 29 assinaturas foi lido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas. A senadora Glesi Hoffmann, do PT do Paraná, questionou o pedido da oposição sob o argumento de as investigações se referem a quarto denúncias que não têm relação entre si, apesar de envolverem a Petrobras. 

(Gleisi Hoffmann) “O requerimento de criação da CPI da Petrobrás apresenta um conjunto de fatos determinados estanques, desconexos, com um único ponto em comum: a circunstância de todos se referirem à Petrobrás Os 4 fatos determinados apontados deveriam, em respeito a Constituição Federal, dar ensejo a 4 pedidos diferentes de CPI, sendo necessária a coleta de assinaturas para cada um desses requerimentos”. 

(Repórter) Além dessa questão de ordem, a base aliada ainda apresentou um novo pedido de CPI para investigar as denúncias contra a Petrobras, a máfia dos metrôs em São Paulo, que tenta atingir o PSDB, e contratos do Porto de Suape, em Pernambuco, que recaem sobre o PSB. O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, se disse favorável às demais investigações desde que sejam em CPIs diferentes. 

(Aloysio Nunes Ferreira) “Vão partir para uma briga, rolar no chão, na pancada, coisa de valentões de botequim, é disso que se trata. É impossível aceitar isso. Se querem constituir comissões parlamentares que façam um requerimento a parte, mas não queiram grilar a nossa CPI, chupins de CPI alheia, é disso que se trata, uma pouca vergonha que não merece guarida.” 

(Repórter) Diante da disputa entre governo e oposição, o presidente do Senado anunciou para amanhã a decisão sobre as CPIs.
01/04/2014, 07h13 - ATUALIZADO EM 01/04/2014, 07h13
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00