CRE vai ouvir deputada da Venezuela sobre situação atual do país — Rádio Senado

CRE vai ouvir deputada da Venezuela sobre situação atual do país

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES VAI OUVIR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, NESTA QUARTA-FEIRA, A DEPUTADA VENEZUELANA MARÍA CORINA MACHADO. ELA VAI FALAR SOBRE A CRISE ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA QUE ENFRENTA O SEU PAÍS. 

LOC: E UMA COMITIVA DO SENADO VAI VISITAR CONGRESSO DA VENEZUELA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) A iniciativa para a audiência com a deputada da Venezuela, María Corina Machado, é do presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo. A deputada é de oposição e teve o mandato cassado pela Assembleia Nacional da Venezuela, depois de reunião na Organização dos Estados Americanos, a OEA, em que o Panamá tentou nomeá-la sua representante para que tivesse direito à voz. A cassação da deputada foi confirmada pelo Tribunal Supremo daquele país. Segundo a Constituição venezuelana, o Parlamento deveria ter aprovado sua participação na OEA. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, considera importante a atuação da comissão. 

(Ana Amélia) “A comissão está desempenhando, pela liderança de seu presidente, o trabalho de fazer o contraditório num tema tão delicado. Faremos isso com muita responsabilidade”. 

(Repórter) O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, sugeriu que uma comitiva de senadores visite o Parlamento Venezuelano. 

(Roberto Requião) “Há uma disposição muito boa e muito clara do Congresso da Venezuela em receber uma missão de senadores brasileiros para tomar conhecimento mais de perto da situação venezuelana”.  

(Repórter) Ricardo Ferraço ressaltou que o objetivo é compreender a situação naquele país. 

(Ricardo Ferraço) “Não nos cabe aqui tomar partido. O que nos cabe aqui é encontrar um modo, nos nossos limites, de contribuir para a superação desse ambiente e dessa conjuntura que a Venezuela está sendo desafiada”. 

(Repórter) A visita dos senadores brasileiros ao Parlamento venezuelano será organizada com o embaixada daquele país e poderá acontecer em dez dias.
01/04/2014, 08h25 - ATUALIZADO EM 01/04/2014, 08h25
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00