Regulamentação do uso da maconha será tema de debates na CDH — Rádio Senado

Regulamentação do uso da maconha será tema de debates na CDH

LOC: A REGULAMENTAÇÃO DO USO RECREATIVO, COMERCIAL E MEDICINAL DA MACONHA SERÁ TEMA DE UM CICLO DE DEBATES NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO.
 
LOC: SERÃO CONVIDADOS ESPECIALISTAS E AUTORIDADES, COMO O PRESIDENTE DO URUGUAI, JOSÉ MUJICA, QUE JÁ LEGALIZOU O USO DA DROGA NO PAÍS VIZINHO. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM.

(Repórter) A Comissão de Direitos Humanos aprovou o requerimento do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, para promover um ciclo de debates sobre a regulamentação da maconha no Brasil. Serão convidados o presidente do Uruguai, José Mujica, para contar a experiência do país, que legalizou o uso da droga no final do ano passado; o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso; o médico e pesquisador Dráuzio Varela; e o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Raymundo Damasceno Assis; além de outros especialistas. Cristovam Buarque, que é o relator da sugestão de projeto, afirmou que a decisão exige muita responsabilidade e pode ser perigosa para a sociedade, que corre o risco de ter um aumento no número de dependentes.
 
(Cristovam Buarque) Por um lado, eu reconheço que não dá pra continuar no atual sistema. Nós estamos perdendo a guerra contra a droga. Por outro lado, eu temo que a regulamentação possa trazer um agravamento do problema da dependência, mesmo reduzindo o problema da violência. Por isso, é um tema que precisa de muito cuidado na hora de analisar, pela responsabilidade do Senado ao tomar uma decisão sobre isso. 

(Repórter) A regulamentação da maconha foi apresentada pelo portal e-Cidadania e teve mais de vinte mil apoios. A sugestão prevê que sejam considerados legais o cultivo caseiro, comercial e medicinal da droga e o registro de clubes de cultivadores.
27/03/2014, 04h22 - ATUALIZADO EM 27/03/2014, 04h22
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00