CRA discutirá em audiência pública possível mudança da Embrapa Cerrados — Rádio Senado

CRA discutirá em audiência pública possível mudança da Embrapa Cerrados

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DEVE DEBATER EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A POSSÍVEL RETIRADA DA EMBRAPA CERRADOS DO LUGAR ONDE FUNCIONA HÁ TRINTA ANOS.

LOC: O PEDIDO FOI FEITO PELO SENADOR RODRIGO ROLEMBERG, DO PSB DO DISTRITO FEDERAL. O GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL PRETENDE CONSTRUIR UM CONJUNTO HABITACIONAL NA ÁREA EM PLANALTINA.

Téc: A área de mais de 90 hectares localizada em Planaltina, no Distrito Federal, é utilizada pela Embrapa Cerrado para pesquisas sobre novas tecnologias para a correção de acidez do solo e o desenvolvimento da produção agropecuária no Cerrado. Em 2009, a Câmara Legislativa do DF classificou o local como área urbana. E o Governo do Distrito Federal, que é o dono da terra, pediu o terreno de volta com o intuito de construir cerca de cinco mil apartamentos para o programa Minha casa, minha vida. O autor do pedido para a audiência pública, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, argumentou que o GDF poderia escolher outras áreas para as novas moradias. E a relatora, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, teme que o fechamento da entidade em Planaltina traga prejuízos para as pesquisas científicas.

Ana Amélia: Nós não podemos criar nenhum óbice,, nenhum problema para uma estação, uma unidade de pesquisa que a Embrapa vem fazendo aqui na área do Cerrado para tirar a área que a Embrapa ocupa há várias décadas para a finalidade social. O que é a pesquisa para desenvolver? É uma finalidade social também. É uma finalidade social também. Então nós queremos discutir este tema aqui na Comissão de Agricultura porque temos que preservar a Embrapa, que é hoje um grande orgulho nacional.

Repórter: O Governo do Distrito Federal já manifestou que vai oferecer outra área para que a Embrapa Cerrados continue suas pesquisas. Devem participar da audiência representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, do GDF, da Embrapa Cerrado e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
27/03/2014, 01h08 - ATUALIZADO EM 27/03/2014, 01h08
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00