IPEA registra que municípios não vão conseguir acabar com lixões até agosto — Rádio Senado

IPEA registra que municípios não vão conseguir acabar com lixões até agosto

LOC: PESQUISADOR DO IPEA AFIRMA QUE MUNICÍPIOS NÃO VÃO CONSEGUIR CUMPRIR A META DE ACABAR COM OS LIXÕES ATÉ AGOSTO DESTE ANO. 

LOC: ESTA É UMA DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS QUE FOI DEBATIDO HOJE NA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA QUE TRATA DO ASSUNTO. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) Senadores e representantes de órgãos ambientais se reuniram para debater o andamento do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, aprovado em dois mil e dez. A lei trata sobre como deve ser feita a coleta e a destinação final de resíduos sólidos e determina o fim dos lixões à céu aberto, além da reciclagem do lixo, da atividade de catadores e das ações que podem diminuir o impacto ambiental desses resíduos. A meta era cumprir as determinações até agosto, mas para o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Albino Alvarez, não será possível. Para ele, a maioria dos municípios não tem condições financeiras para substituir os lixões por aterros sanitários. 

(Albino Alvarez) Embora não tenha sido feito um estudo, podemos dizer que o objetivo de acabar com os lixões em 2014 não vai ser alcançado. Nós não vamos chegar em agosto de 2014 com milhares de lixões e aterros controlados, metade dos municípios sem o problema resolvido, embora, em alguma instância, isso esteja sido encaminhado dentro dele. Mas não resolvido, e nem para ser resolvido em um ano. 

(Repórter) O pesquisador do Ipea destacou ainda que os municípios comprometeriam cerca de quinze por cento do orçamento para cumprir a meta. Sobre isso, o senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, disse que o problema pode ser resolvido pelo menos nas grandes cidades, que reúnem condições financeiras e técnicas para eliminar os lixões. Os convidados também defenderam incentivos para que embalagens e produtos fora de uso sejam devolvidas aos fabricantes ou distribuidores para ser reaproveitados. Cícero Lucena disse que a melhor solução é ter a consciência de preservar a natureza. 

(Cícero Lucena) Eu acho que é algo que nós temos que refletir com muita preocupação, que é exatamente a questão ambiental, que a natureza, em determinados itens, ela é limitada. E nós temos que ter essa consciência de que quanto mais preservamos, melhor será para todos nós. Então eu acho que são alternativas que todos nós devemos buscar. 

(Repórter) Também participaram da audiência pública representantes da Associação Brasileira de Empresas de Tratamentos de Resíduos, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, e do Ministério do Meio Ambiente.
19/03/2014, 05h54 - ATUALIZADO EM 19/03/2014, 05h54
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00