CAS aprova modificações na administração do FGTS — Rádio Senado

CAS aprova modificações na administração do FGTS

LOC: COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU MODIFICAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO, O FGTS . 

LOC: O OBJETIVO É TORNAR A APLICAÇÃO DO DINHEIRO DO FUNDO MAIS TRANSPARENTE. REPÓRTER TONCÁ BURITY 

TÉC: O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço corresponde a 8% do salário do empregado que o patrão fica obrigado a depositar, todos os meses, na Caixa Econômica Federal em nome do trabalhador. O objetivo é ampará-lo financeiramente no caso de demissão, qualquer que seja o motivo dessa dispensa. Esse dinheiro fica disponível como fundo porque ele não é sacado por todos os trabalhadores ao mesmo tempo. Por conta disso, o governo usa o FGTS para construir casas e fazer obras de saneamento. Os objetivos são louváveis, mas o problema é a transparência no uso desses recursos. Para resolver esta questão, o senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, apresentou projeto de lei que reestrutura a composição do Conselho Curador do FGTS e obriga os agentes e operadores a apresentar anualmente ao Senado os resultados financeiros do Fundo. Paulo Bauer diz que as aplicações que são feitas hoje implicam na mudança da ideia que o trabalhador deve ter do FGTS : 

(Paulo) O conceito de Fundo de Garantia já não é um conceito social, é um conceito de capital. De ele possuir um recurso do qual ele pode dispor para viver melhor, para construir sua casa, para ele ter, enfim, melhor aposentadoria. Ele deve ser considerado um patrimônio do trabalhador e do país.

(REP) a relatora do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, defendeu a aprovação do projeto. Ela propõe mais transparência na aplicação do dinheiro do FGTS. 

(ANA) Hoje você para obter uma informação sobre o voto dentro do Conselho do FGTS, você não tem acesso a isso. Isso é uma novela obter. E esse projeto simplesmente diz que o trabalhador tem o direito de saber o voto que foi do conselho Curador. Simples e cristalino. 

(Rep) Como foi aprovado em caráter terminativo, se não houver recurso o projeto segue direto para a análise da Câmara dos Deputados.
19/03/2014, 02h04 - ATUALIZADO EM 19/03/2014, 02h04
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00