CE aprova projeto que destina mais recursos do pré-sal para educação — Rádio Senado

CE aprova projeto que destina mais recursos do pré-sal para educação

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA UMA PROPOSTA QUE DESTINA MAIS RECURSOS DO PRÉ-SAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SAÚDE INFANTIL. 

LOC: SEGUNDO O RELATOR, SENADOR CYRO MIRANDA, O PROJETO VAI AJU-DAR O BRASIL A ATINGIR A META DE INVESTIR 10% DO PIB NO SETOR. O REPÓRTER GEORGE CARDIM TRAZ OS DETALHES: 

TEC: O projeto dos senadores Ricardo Ferraço do PMDB do Espírito Santo, e Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, destina todos os recursos do bônus de assinatura dos contratos do pré-sal para a educação básica. Este dinheiro corresponde ao valor pago pelas empresas vencedoras das licitações de exploração de petróleo e gás do pré-sal. No leilão do Campo de Libra, no final do ano passado, o bônus chegou a 15 bilhões de reais. O relator da matéria, senador Cyro Miranda, que é presidente da Comissão de Educação, justificou que o Brasil gasta, em média, cerca de 2.600 dólares por ano em cada aluno matriculado no ensino básico, cerca de um terço investido pelos países da América do Norte e da Europa. O senador do PSDB de Goiás também lamentou o atendimento médico na primeira infância e disse que a proposta assegura a prioridade para a educação e a saúde das crianças. 

(Cyro) O ato de conferir prioridade à educação implica ao cabo assegurar uma sociedade mais igualitária no futuro. Por isso mesmo, do ponto de vista da boa aplicação de um recurso, e que para um país é muito maior do que a aplicação no mercado financeiro. Assim não vislumbramos melhor emprego para o bônus de assinatura dos leilões do que não a sua imediata aplicação na educação básica. 

(Repórter) Segundo Cyro Miranda, a iniciativa também vai ajudar o país a atingir a meta de 10% do PIB na educação, que está prevista no Plano Nacional de Educação, em discussão na Câmara dos Deputados. A proposta que destina mais recursos do pré-sal para a educação básica e saúde infantil ainda deve ser analisada pelas Comissões de Assuntos Sociais e de Assuntos Econômicos do Senado.
18/03/2014, 02h27 - ATUALIZADO EM 18/03/2014, 02h27
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00