Presidente do BC deve explicar na CAE fechamento de contas pela Caixa — Rádio Senado

Presidente do BC deve explicar na CAE fechamento de contas pela Caixa

LOC: NESTA / NA PRÓXIMA SEMANA, A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS RECEBE O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL PARA ESCLARECER A OPERAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL QUE REGISTROU COMO LUCRO O SALDO DE CONTAS ENCERRADAS.

LOC: E UMA PROPOSTA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA ESTABELECE QUE A POPULAÇÃO DECIDA EM PLEBISCITO SE A EDUCAÇÃO BÁSICA DEVE SER DE RESPONSABILIDADE DO GOVERNO FEDERAL.

Téc: Na terça-feira, a Comissão de Ciência e Tecnologia discute a proposta que declara o programa a Voz do Brasil como patrimônio imaterial. No mesmo dia, o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, esclarece aos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos a operação da Caixa Econômica Federal, que encerrou mais de 500 mil contas sem movimentação e lançou o valor de 720 milhões de reais como lucro anual da instituição. Também na terça-feira, a Comissão de Defesa do Consumidor deve votar o projeto que obriga as escolas a divulgar a lista de material escolar 45 dias antes da data final para matrícula. Ainda na terça, a Comissão de Direitos Humanos debate em audiência pública a situação da mulher no mercado de trabalho. Na quarta-feira, uma proposta na Comissão de Constituição e Justiça estabelece que a população decida em plebiscito se a educação básica deve ser de responsabilidade do governo federal. A chamada “federalização da educação básica” transfere para a União os gastos e investimentos em creches e escolas públicas do ensino fundamental e médio, inclusive o salário dos professores. Para o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, a iniciativa é a única maneira de melhorar a qualidade do ensino no país.

Cristovam Buarque: Que cada criança ao nascer não fique condenada ou privilegiada conforme a cidade onde ela vive, se é grande é rica ou não. Nasceu no Brasil, terá a mesma quantidade de dinheiro para sua educação em uma escola pública. Acho que justifica neste momento em pleno século 21 se debater uma proposta desta.

Repórter: Na quinta-feira, a Comissão de Relações Exteriores recebe o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio para discutir as negociações sobre o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Européia.
14/03/2014, 01h25 - ATUALIZADO EM 14/03/2014, 01h25
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00