Primeira sessão temática deste ano será sobre segurança pública — Rádio Senado

Primeira sessão temática deste ano será sobre segurança pública

LOC: A PRIMEIRA SESSÃO TEMÁTICA DO SENADO DESTE ANO SERÁ SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA. 

LOC: O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E O MINISTRO DA JUSTIÇA ESTÃO ENTRE OS CONVIDADOS PARA DEBATER O TEMA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, marcou para o dia 26 de março a realização da primeira sessão temática deste ano. Segundo Renan, por decisão dos presidentes das comissões e dos líderes partidários, o tema será segurança pública. O relator de uma comissão especial que trata do assunto, senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, lembrou que no ano passado foram registrados mais de 52 mil homicídios e 53 mil estupros. Ele sugeriu que sejam convidadas para a audiência pública no Plenário diversas autoridades, como representantes do Ministério Público Federal, do governo e de Justiça. 

(Pedro Taques) Buscaremos trazer o Procurador Geral da República, o ministro da Justiça, o presidente do Supremo para que possamos discutir esse problema que atormenta a sociedade brasileira. Exatamente porque os projetos aqui são debatidos, mas precisamos receber a contribuição dessas autoridades. 

(Repórter) O senador Eduardo Lopes do PRB do Rio de Janeiro elogiou a decisão do colégio de líderes de priorizar a discussão da segurança pública. Ele defendeu o debate também nessa audiência pública das Leis Antiterrorismo e Antivandalismo. 

(Eduardo Lopes) Aquela questão dos mascarados, a questão da Lei Antiterrorismo. É importante para nós para não deixarmos num grande evento como esse da Copa o Brasil sem uma legislação específica para isso. 

(Repórter) A Comissão Especial de Segurança Pública está analisando cerca de 60 projetos, que já estão em discussão no Senado. O colegiado deverá apresentar em março relatórios temáticos que tratem da proteção ao cidadão e à vítima, do financiamento do setor, da estrutura das polícias e da defesa civil e de combate e prevenção à violência.
26/02/2014, 08h42 - ATUALIZADO EM 26/02/2014, 08h42
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00