Mozarildo defende derrubada do veto ao projeto que regula criação de municípios — Rádio Senado

Mozarildo defende derrubada do veto ao projeto que regula criação de municípios

LOC:O SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI QUER REVERTER O VETO PRESIDENCIAL AO PROJETO QUE REGULA A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPÍOS.  

LOC: ELE FOI AO PLENÁRIO DO SENADO NESTA SEXTA-FEIRA PARA DEFENDER A PROPOSTA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) O senador Mozarildo Cavalcanti do PTB de Roraima apresentou em plenário uma proposta para que o veto ao projeto sobre a criação de novos municípios no país seja derrubado. Para Mozarildo a solução mais adequada seria reverter o veto à matéria e logo em seguida votar o projeto apresentado pelo governo. Mozarildo observou que o projeto proposto pelo governo está parecido com o projeto de autoria dele, que ficou em análise no Senado e na Câmara dos Deputados por 12 anos. 

(Mozarildo Cavalcanti) penso que é importantíssimo que o Governo repense, realmente, e chegue a um acordo. E, vou repetir, faço uma proposta: derrubemos o veto, a lei fica valendo, não há prazo estabelecido para se criar Município, e esse outro projeto é aprovado; quando aprovado, transformado em lei, vai revogar os itens que o Governo achar inconvenientes nesse projeto. 

(Repórter) Mozarildo destacou que na região norte existem municípios que são do tamanho de estados inteiros da região nordeste, e isso dificulta o acesso dos moradores a direitos básicos como saúde e educação. Para vetar a matéria, a presidente Dilma alegou que a iniciativa ia causar mais gastos aos cofres públicos. O senador Mozarildo Cavalcanti destacou que o texto dele prevê que a criação dos novos municípios só será autorizada após um estudo de impacto econômico e um plebiscito entre os eleitores da localidade.
21/02/2014, 07h39 - ATUALIZADO EM 21/02/2014, 07h39
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00