CDH discute cotas para negros em concursos públicos — Rádio Senado

CDH discute cotas para negros em concursos públicos

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU AS COTAS PARA NEGROS NOS CONCURSOS PÚBLICOS. 

LOC: O PROJETO AINDA ESTÁ NA CÂMARA, MAS O SENADOR PAULO PAIM, QUE PRESIDIU A REUNIÃO, AFIRMA JÁ ESTAR ARTICULANDO A APROVAÇÃO QUANDO O PROJETO CHEGAR AO SENADO. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC:  O projeto foi enviado para o Congresso pela presidente Dilma Roussef, e prevê a adoção de cotas para negros, na quantidade de 20%, nos Concursos Públicos do Executivo. A ministra da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, já reuniu-se na Câmara com o presidente da casa, Henrique Eduardo Alves, negociando a aprovação da proposta, que está na Comissão de Constituição e Justiça. Henrique Alves mostrou disposição em votar o mais rápido possível, porém acreditou ainda ser necessário um diálogo do Governo com os partidos. A Comissão de Direitos Humanos do Senado já começou a discutir a matéria enquanto ela não chega à Casa, e fez uma Audiência com diversos agentes públicos e especialistas favoráveis à sua aprovação. O projeto prevê que as cotas serão usadas durante 10 anos, e o senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, que presidiu o encontro, afirma que chegou a hora de aprová-lo, lembrando que a primeira vez em que levantou o assunto foi durante as discussões do "Estatuto da Igualdade Racial". 

(PAULO PAIM): Cumprimento aqui a presidenta Dilma que teve a coragem de encaminhar o projeto ao Congresso Nacional. São temas que estavam tudo no corpo do "Estatuto da Igualdade", mas que na época taticamente nós entendemos que deveríamos retirar do texto, porque senão o Estatuto não passaria. E a tática foi correta. No fim estávamos certos, porque terá que ter o apoio em tese da base do Governo, e a base do Governo é maioria tanto no Senado como na Câmara. 

(REPÓRTER): O projeto está em regime de urgência na Câmara, e os favoráveis à proposta acreditam que ela pode ser votada antes do Carnaval.
17/02/2014, 11h04 - ATUALIZADO EM 17/02/2014, 11h04
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00