Gim propõe que horário de verão seja adaptado ao calendário escolar — Rádio Senado

Gim propõe que horário de verão seja adaptado ao calendário escolar

LOC: UM PROJETO DO SENADOR GIM ARGELLO PROPÕE QUE O HORÁRIO DE VERÃO SEJA ADAPTADO AO CALENDÁRIO ESCOLAR.
 
LOC: DE ACORDO COM O SENADOR, A TRANSIÇÃO DE HORÁRIOS DURANTE O PERÍODO LETIVO PREJUDICA O RENDIMENTO EDUCACIONAL. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM.
 
(Repórter) O Senado vai analisar um projeto do senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, que pretende alterar o limite para a adoção do horário de verão no Brasil. O novo horário deve ser adaptado ao calendário escolar para não invadir o período de início das aulas, que é o início de fevereiro. Assim, os ponteiros deverão ser adiantados a partir do primeiro domingo de outubro, e voltados à posição natural até o último domingo de janeiro. De acordo com o senador, a transição do horário de verão para o horário normal durante o período de aulas afeta o rendimento escolar, pois os alunos precisam mudar bruscamente os horários que já estavam acostumados. Gim afirmou ainda que a segurança dos estudantes também fica prejudicada durante o horário especial.
 
(Gim) Porque o horário de verão, o quê que eu quero, que coincida com a volta às aulas, para que os estudantes possam voltar com mais tranquilidade. Porque tem muito aluno que mora longe da escola e tem que acordar quatro horas da manhã, cinco horas da manhã, e ainda tá escuro, tá escuro de verdade. E com a falta de segurança que nós temos hoje. 

(Repórter) Gim Argello espera que a proposta seja examinada o quanto antes, e que a nova lei entre em vigor até o mês de outubro. Neste ano, o horário de verão termina doze dias depois do início das aulas na rede pública do Distrito Federal. 

LOC: O HORÁRIO DE VERÃO TERMINA À MEIA NOITE DESTE SÁBADO, DIA 15, QUANDO OS PONTEIROS DEVERÃO SER ATRASADOS EM UMA HORA.
14/02/2014, 03h32 - ATUALIZADO EM 14/02/2014, 03h32
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00