CMA vai debater nova lei para exploração sustentável do Pantanal — Rádio Senado

CMA vai debater nova lei para exploração sustentável do Pantanal

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE VAI PROMOVER UM CICLO DE DEBATES SOBRE UMA NOVA LEI PARA A EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DO PANTANAL.  

LOC: OS SENADORES TAMBÉM QUEREM DISCUTIR A PRESERVAÇÃO DA FLORESTA NACIONAL DE BRASILIA E A CONTINUIDADE DO PROJETO CARNALITA, EM SERGIPE. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O objetivo dos senadores é ajudar a elaborar uma nova legislação que assegure a conservação das paisagens e da biodiversidade do Pantanal, o desenvolvimento econômico e social da região, além da preservação da cultura regional. O ciclo de debates será realizado em Brasília, Campo Grande e Cuiabá, em data ainda a ser confirmada, com a participação de autoridades estaduais e municipais. O pedido para o ciclo de debates foi apresentado pelos senadores Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, e Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul. Também foi aprovado requerimento do senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, para uma audiência pública sobre o impasse envolvendo o Projeto Carnalita, em Sergipe. Ele explicou que a exploração do minério, do qual se extrai o cloreto de potássio, está em disputa entre os municípios de Japaratuba e Capela. Eduardo Amorim informou ainda que 80 por cento do minério estão no subsolo de Capela, mas a fábrica está se instalando, segundo sugestão da Vale do Rio Doce, no outro município com reserva menor. 

(EDUARDO AMORIM) temos as maiores reservas do mundo, mas reservas inexploradas, em Sergipe e amazonas, poderíamos ter autosuficiência, mas infelizmente em Sergipe estamos vivendo essa questão e o governo do estado não tem sido capaz de resolver por isso que temos que pedir essa ajuda do congresso nacional, aqui do senado, para que a gente possa ajudar num entendimento. 

(REPÓRTER) A Comissão de Meio Ambiente também discutirá a preservação da Floresta Nacional de Brasília. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, autor do requerimento, destacou que desde que a floresta foi criada, em 1999, tem aumentado o número de pessoas vivendo dentro da unidade de conservação. Ele sugere que sejam convidados, o presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Vizentin e o presidente do Incra, Carlos Guedes, além de representantes do Governo local, do Ministério Público e da população que vive na área.
11/02/2014, 00h46 - ATUALIZADO EM 11/02/2014, 00h46
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00