ONS descarta que causa do apagão tenha sido sobrecarga no consumo — Rádio Senado

ONS descarta que causa do apagão tenha sido sobrecarga no consumo

LOC: OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA, ONS, AINDA ANALISA CAUSAS DO APAGÃO DE TERÇA-FEIRA, MAS DESCARTA QUE CAUSA TENHA SIDO SOBRECARGA NO CONSUMO. 

LOC: E O SENADOR DELCÍDIO DO AMARAL, DO PT, EXPLICA QUE CORTE NA TRANSMISSÃO EM CASO DE PANE É NORMAL. ELE FALOU SOBRE O ASSUNTO COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) O apagão de terça-feira afetou parte das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. O governo ainda estuda as causas, mas em relatório, o Operador Nacional do Sistema, ONS, informa que por volta das duas da tarde ocorreu o desligamento automático de 12 linhas de transmissão que interligam o Norte e o Sudeste. Com isso, houve corte de energia também nas regiões Sul e Centro-Oeste. O texto também aponta que o fornecimento começou a se normalizar 40 minutos depois. O Ministério de Minas e Energia negou que a origem do problema tenha sido a sobrecarga do sistema, e informou que o país tem capacidade instalada de 127 mil megawatts, enquanto o pico do consumo fica em torno de 60% desse total. No Congresso, a oposição acusou o governo de não investir o suficiente no setor. Mas o senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, que é engenheiro eletricista e já foi ministro de Minas e Energia, afirmou que a operação na terça-feira foi correta para evitar mais prejuízos ao sistema: 

(Delcídio do Amaral) Quando você tem linhas que são importantes no sistema interligado, e essas linhas saem em determinados problemas de equipamentos e tal, o alívio de geração opera. Para quê? Para que o sistema continue funcionando. Então ele desliga carga automaticamente e depois há muito mais facilidade para você repor aquelas cargas que foram cortadas do que se você desligar as usinas. 

(Repórter) O Operador Nacional do Sistema ainda estuda o que levou ao desligamento automático de parte das linhas de transmissão. Mas o recorde de calor na região Sul registrado minutos antes do apagão foi classificado pelo órgão como uma coincidência.
06/02/2014, 05h06 - ATUALIZADO EM 06/02/2014, 05h06
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00