Projeto determina que bebidas açucaradas tragam alerta sobre riscos à saúde — Rádio Senado

Projeto determina que bebidas açucaradas tragam alerta sobre riscos à saúde

LOC: OS RÓTULOS E EMBALAGENS DE SUCOS E REFRIGERANTES DEVEM INFORMAR O TEOR DE CALORIAS E TRAZER UM ALERTA SOBRE OS POSSÍVEIS RISCOS À SAÚDE PELO CONSUMO EXCESSIVO DE BEBIDAS AÇUCARADAS.

LOC: É O QUE DETERMINA UM PROJETO APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA.

Téc: O projeto determina que o rótulo de refrigerante, sucos, xaropes e refrescos informem o teor calórico e exibam uma mensagem de alerta sobre os males à saúde causados pelo consumo excessivo de bebidas açucaradas. As frases nas embalagens seguirão um padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde e poderão contar com imagens ou figuras para esclarecer o consumidor. Segundo o autor da proposta, senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, o objetivo é combater a obesidade infantil, que cresce rapidamente no Brasil e já é considerada uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde.

Jayme Campos: "Nós estamos preocupados não só com hoje, mas com as futuras gerações deste país. Os dados estatísticos são alarmantes. Nossa preocupação é com a vida, sobretudo das nossas crianças. O Brasil hoje atingiu um nível de obesidade alarmante".

Repórter: No Brasil, uma a cada três crianças sofre com o excesso de peso, e, segundo a relatora, senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, a alimentação inadequada pode acarretar uma série de doenças crônicas associadas, como cáries, hipertensão e diabetes.

Lúcia Vânia: "o projeto, no mérito, ele tem um valor enorme. É preciso que a questão da obesidade infantil seja discutido sim nesta casa".

Repórter: A proposta deve ser analisada ainda pelas Comissões de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais. Os senadores Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, e Romero Jucá, do PMDB de Roraima, argumentaram que a medida pode prejudicar a indústria de bebidas e já manifestaram que são contra a iniciativa.
05/02/2014, 00h52 - ATUALIZADO EM 05/02/2014, 00h52
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00