Reunião em Cuba teve grande impacto para o Brasil, afirma Inácio Arruda — Rádio Senado

Reunião em Cuba teve grande impacto para o Brasil, afirma Inácio Arruda

LOC: O SENADOR INÁCIO ARRUDA, DO PCdoB DO CEARÁ, AFIRMOU QUE A REUNIÃO DA COMUNIDADE DE ESTADOS LATINO-AMERICANOS E CARIBENHOS, CELAC, EM HAVANA, TEVE GRANDE IMPACTO PARA O RELACIONAMENTO DO BRASIL COM A REGIÃO. 

LOC: ELE REPRESENTOU O SENADO BRASILEIRO NA CÚPULA QUE REUNIU CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DO BLOCO, E QUE CULMINOU COM UMA DECLARAÇÃO DE PAZ. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: A CELAC foi criada em 2010 no México, e é considerada o principal fórum para o diálogo político entre os países da região que engloba América Latina e Caribe, e exclui Estados Unidos e Canadá. A Declaração de Havana, assinada pelos líderes durante a Cúpula, proclama a América Latina e o Caribe como uma "zona de paz", com o compromisso de solucionar as controvérsias de forma pacífica. O senador Inácio Arruda afirmou que embora não haja unanimidade, há forte identidade entre os países do grupo. E destacou o fato de o encontro ter ocorrido em Cuba, país que, na visão do senador, tem sido impedido de se desenvolver por causa do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos. Para Inácio Arruda, a declaração consolida a região como pacífica: 

(INÁCIO 1) Essa proclamação trata da paz e da não-interferência, e a interferência aqui faz uma referência à pressão exercida pelas grandes potências, principalmente os Estados Unidos 

(REPÓRTER) Um dos pontos altos foi quando Peru e Chile confirmaram decisão da Corte de Haia que pôs fim às suas disputas fronteiriças. Inácio Arruda destacou ainda as presenças do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e do secretário-geral da OEA, José Insulza: 

(INÁCIO 2) Muito importante que as Nações Unidas através de seu dirigente máximo pudesse chancelar a Celac como instância de discussão entre os países da America latina e caribenhos. 

(REPÓRTER) Inácio Arruda também participou da inauguração da obra de modernização do porto de Mariel, próximo a Havana, o terceiro maior da América Latina, com investimento brasileiro pelo BNDES. Ele lembrou que a obra envolveu quase 400 empresas brasileiras e gerou mais de 150 mil empregos no Brasil. 

(INÁCIO 2) Um empreendimento dessa natureza mostra que papel o Brasil pode desempenhar evidentemente não só em Cuba, mas no Caribe. Não tínhamos presença significativa no Caribe, acho que esse investimento vai permitir que o Brasil tenha significado e impacto tanto para fortalecer as relações do Brasil com essa região, como ao mesmo tempo gera emprego, desenvolve tecnologia. 

(REPÓRTER) A Cúpula de Havana foi concluída com a transferência rotativa da Presidência da Celac para a Costa Rica.
30/01/2014, 00h23 - ATUALIZADO EM 30/01/2014, 00h23
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00