Paim preocupa-se com dados sobre planejamento da aposentadoria no país — Rádio Senado

Paim preocupa-se com dados sobre planejamento da aposentadoria no país

LOC: ATUALMENTE, TRÊS EM CADA VINTE BRASILEIROS NÃO RECEBEM O BENEFÍCIO DA APOSENTADORIA. E QUARENTA POR CENTO DA POPULAÇÃO ADULTA NÃO POUPAM DINHEIRO PARA ESTA FASE DA VIDA. 

LOC: O SENADOR PAULO PAIM, DO PT GAÚCHO, CONSIDERA OS NÚMEROS PREOCUPANTES E CHAMA ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL. A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM TRAZ OS DETALHES: 

(Repórter) Uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento apontou que três em cada vinte brasileiros com mais de 65 anos de idade não têm aposentadoria. Além disso, quarenta por cento das pessoas não pouparam dinheiro para a chegada da velhice, e, hoje, menos de três em cada dez trabalhadores autônomos fazem essa economia. O estudo indica que a maioria dos aposentados recebe, em média, vinte dólares ou menos por dia, o equivalente a quarenta e oito reais. E ainda que vinte e cinco por cento dos brasileiros que compõem a classe média trabalham na informalidade. Os dados estão disponíveis na análise “Melhores aposentadorias, melhores trabalhos – em direção à cobertura universal na América Latina e no Caribe”. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que o planejamento para esta fase ainda é escasso no Brasil e destacou a importância de se ter uma base econômica na aposentadoria. 

(Paulo Paim) Infelizmente, no Brasil muita gente só pensa no hoje e não tem uma visão do que possa acontecer no futuro. Mostra que nós temos que trabalhar muito mais e fazer com que o povo brasileiro entenda a importância de termos um envelhecimento saudável, e só teremos isso se tivermos uma poupança ou uma aposentadoria decente. 

(Repórter) A pesquisa do BID aponta também que o número de pessoas acima de 65 anos quadruplicará no ano de 2050, e que apenas sete em cada dez adultos pouparão dinheiro para essa fase da vida, o que corresponde a, no máximo, vinte e dois milhões de brasileiros. Os dados mostram que, futuramente, menos pessoas estarão aptas a financiar o sistema previdenciário. Isso porque, hoje, existem dez trabalhadores potenciais para cada aposentado, enquanto para 2050 a expectativa é de que sejam três trabalhadores potenciais para cada aposentado.
30/01/2014, 05h38 - ATUALIZADO EM 30/01/2014, 05h38
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00