Senador cobra do governo fim da burocracia para pequenos negócios — Rádio Senado

Senador cobra do governo fim da burocracia para pequenos negócios

LOC: SENADOR COBRA DO GOVERNO FIM DA BUROCRACIA E INCENTIVOS PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS.  

LOC: DEVE SERA LANÇADO NESTE ANO UM PORTAL NA INTERNET PARA FACILITAR A ABERTURA E O FECHAMENTO DE EMPRESAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Diante das dificuldades para a aprovação de uma Reforma Tributária em um ano eleitoral, o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, espera que o governo adote medidas para estimular o empreendedorismo no País. Segundo a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, os pequenos negócios geraram mais de 1 milhão de empregos no ano passado, representando mais de 81% das vagas com carteira assinada. De olho nesse potencial, o governo deve lançar no segundo semestre um portal válido em todo o País para a abertura e o fechamento de empresas. O uso da internet vai reduzir de 107 para 05 dias o processo de formalização do negócio. De acordo com o Banco Mundial, o Brasil ocupa a posição de número 116 numa lista de 189 países que adotam medidas para facilitar o empreendedorismo. Ao citar a importância dos pequenos negócios na economia, o senador Armando Monteiro espera que o portal, que acaba com a burocracia na abertura e no fechamento de empresas, entre logo em funcionamento. 

(A.Monteiro) O Brasil tem uma imensa energia empreendedora e não é possível que o estado no lugar de liberar essas forças, que o estado atue no sentido inverso, que é obstaculizar e barrar essas iniciativas. Portanto, é tão óbvia que essa agenda é de interesse do País que faço votos que o governo possa efetivamente se dedicar a essa missão.  

REPÓRTER: O Senado deve votar ainda neste ano um projeto de lei que prevê a universalização do Super Simples, destinado ao pagamento simplificado de impostos, e que institui um modelo único de tributação para todas as categorias de empresas com faturamento de R$ 3,6 milhões por ano.
21/01/2014, 01h09 - ATUALIZADO EM 21/01/2014, 01h09
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00