Plenário pode analisar PEC que permite voto para brasileiro no exterior — Rádio Senado

Plenário pode analisar PEC que permite voto para brasileiro no exterior

LOC: AGUARDA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO UMA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE GARANTE AOS BRASILEIROS QUE VIVEM NO EXTERIOR O DIREITO DE VOTAR PARA DEPUTADO FEDERAL. 

LOC: A PEC FOI APROVADA EM PRIMEIRO TURNO NO SENADO. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: Hoje, os brasileiros que moram no exterior têm o direito de votar para presidente da República. A proposta altera o artigo 45 da Constituição Federal para estender a esses brasileiros o direito de ter representação no Congresso Nacional. O autor da proposta, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, afirma que a mudança tornaria possível incorporar milhões de compatriotas ao processo político. Para ele, o Brasil avançou muito em tecnologia eleitoral, mas deve ampliar a cidadania e aprofundar o processo democrático. Cristovam Buarque ressalta que a proposta apenas abre a possibilidade de os brasileiros que moram no exterior terem voz no Congresso. Ele lembra que esses emigrantes mandam bilhões de reais anualmente para o País, muitos vivem dificuldades lá fora sem ter quem os representem. 

(CRISTOVAM) É uma população em torno de três milhões de brasileiros que não são representados por ninguém. A minha proposta é fazer no Brasil o que já existe em Portugal, Itália, Espanha, que são países de emigrantes 

(REPÓRTER) Uma lei deverá regulamentar a criação de circunscrições eleitorais especiais para que esses brasileiros participem da escolha de seus representantes no Congresso. A proposta foi apresentada em 2005 e em 2009 foi aprovada em primeiro turno no plenário do Senado. Aguarda entrar na Ordem do Dia para votação em segundo turno. Se for aprovada no Senado e na Câmara, em dois turnos, uma lei deverá regulamentar o tamanho da bancada, que deve ser de oito deputados.
20/01/2014, 00h23 - ATUALIZADO EM 20/01/2014, 00h23
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00