MEC vai debater destino de alunos de faculdades no RJ, informa Ana Amélia — Rádio Senado

MEC vai debater destino de alunos de faculdades no RJ, informa Ana Amélia

LOC: O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEVE DEBATER NESTA TERÇA-FEIRA O DESTINO DOS DOZE MIL ALUNOS DE DUAS UNIVERSIDADES DO RIO DE JANEIRO QUE FORAM FECHADAS: A GAMA FILHO E O CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE. 

LOC: A NOTÍCIA FOI DADA PELA SENADORA ANA AMÉLIA, QUE FOI PROCURADA PELO MEC DEPOIS DE CONCEDER UMA ENTREVISTA À RÁDIO SENADO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Vice-presidente da Comissão de Educação, a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, acompanha com atenção as providências que o governo federal estuda para resolver a situação dos estudantes da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade, ambos do Rio de Janeiro e descredenciados pelo Ministério da Educação. Ana Amélia havia exposto, à Rádio Senado, preocupação com a proposta do MEC de transferir os estudantes para outras universidades particulares. Ela disse temer que não haja vagas suficientes para os doze mil alunos das duas instituições, que foram fechadas por causa de uma crise financeira. Após falar à Rádio Senado, a senadora foi procurada pelo Ministério da Educação: 

(ANA AMÉLIA) O secretário de Regulação e Supervisão, Jorge Messias, me ligou na sexta-feira depois da nossa entrevista na Rádio Senado para me informar que amanhã, terça-feira, às 14 horas, haverá uma reunião no MEC com todos os protagonistas desse processo, inclusive os estudantes, para examinar detalhadamente esse procedimento. 

(REPÓRTER) Segundo Ana Amélia, o secretário garantiu que existem vagas em faculdades do Rio de Janeiro para todos os alunos da Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade. E o MEC vai fazer uma licitação para decidir quais as instituições vão absorver os estudantes. 

(ANA AMÉLIA) Ele só levantou uma questão relacionada ao curso de Medicina, onde os cuidados são maiores porque é um curso muito especializado. Então nesse caso eles vão ter um cuidado adicional na escolha dos cursos para abrigar os alunos da Gama Filho e da UniverCidade. 

(REPÓRTER) As instituições pertencem a um grupo empresarial que acumula dívidas de 900 milhões de reais. Trinta estudantes estão acampados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, aguardando uma solução para o problema. Eles defendem que o MEC assuma o controle das duas universidades.
20/01/2014, 08h35 - ATUALIZADO EM 20/01/2014, 08h35
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00