Gasto com medicamento de uso contínuo poderá ser deduzido do IR — Rádio Senado

Gasto com medicamento de uso contínuo poderá ser deduzido do IR

LOC: DESPESAS COM MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO PODERÃO SER DEDUZIDAS NO IMPOSTO DE RENDA. 

LOC: PROPOSTA COM ESSE TEOR JÁ FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS E AGORA AGUARDA ANÁLISE NA CAE. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM: 

(Repórter) O projeto do senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, prevê a inclusão de medicamentos de uso contínuo na dedução do Imposto de Renda para pessoas físicas. Atualmente, podem ser incluídas na base de cálculo despesas com consultas de diversas especialidades médicas, internação, exames laboratoriais e radiológicos, próteses e aparelhos ortopédicos e dentários. Medicamentos utilizados na fase de hospitalização também são dedutíveis, mas os de uso contínuo utilizados em casa, não, como afirma Cyro Miranda. 

(Cyro Miranda) São remédios de uso continuado que não sejam só abatidos no hospital, com a fatura hospitalar, mas sim ele possa estar comprovadamente, certo, e descontar esse medicamento no imposto de renda. Porque hoje, na verdade, você nem abate, ele vem junto com a fatura do hospital, e eles não te permitem, no uso continuado, você abater isso no imposto de renda. 

(Repórter) A proposta já passou pela Comissão de Assuntos Sociais e agora está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos. Nesta última, foi relatada pelo senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, que deu parecer favorável. Se o projeto for aprovado, segue direto para a Câmara dos Deputados.
20/01/2014, 04h37 - ATUALIZADO EM 20/01/2014, 04h37
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00