Senadores defendem bom senso para resolver polêmica dos "rolezinhos" — Rádio Senado

Senadores defendem bom senso para resolver polêmica dos "rolezinhos"

LOC: ENCONTROS DE JOVENS EM LOCAIS DE LIVRE CIRCULAÇÃO, NOS CHAMADOS ROLEZINHOS, PROVOCA POLÊMICA E SENADORES DEFENDEM BOM SENSO. 

LOC: EDUARDO SUPLICY LEMBRA QUE QUALQUER PESSOA TEM DIREITO DE FREQUENTAR ESPAÇOS PÚBLICOS, DESDE QUE DE FORMA PACÍFICA; E PAULO PAIM PEDE DIÁLOGO PARA RESOLVER CONFLITO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) A decisão de alguns shopping centers de impedir a entrada de jovens, nos chamados “rolezinhos”, foi criticada pelos senadores. Para Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, deve ser garantido o direito de todas as pessoas de visitar esses espaços comerciais. 

(Eduardo Suplicy) “Eu acho que os shopping centers devem assegurar o direito de toda e qualquer pessoa estar visitando os shopping centers, na medida em que tenham, as pessoas, um comportamento civilizado e não de destruição ou de estar e realizando ações que possam significar a perturbação da vida de quaisquer outros cidadãos” 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, defende que as pessoas não podem ser proibidas de frequentar espaços abertos ao público em razão de sua aparência ou classe social. E defendeu o diálogo para resolver a situação de conflito.  

(Paulo Paim) “Simplesmente proibir eu acho que é descabido. Por que vão proibir de certos setores de ali andar? Agora, cuidar, conversar, dialogar, exigir a linha de uma conduta adequada com aquele ambiente eu não vejo problema nenhum. Não dá pra fazer disso uma guerra. 

(Repórter) Na avaliação da presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Ana Rita, do PT do Espírito Santo, esse tipo de movimento é novo e exige análise. 

(Ana Rita) “É um negócio extremamente novo, nunca aconteceu no nosso país, está começando a acontecer agora. Então, acho que a gente tem que conversar sobre isso. Merece uma reflexão”. 

(Repórter) Discriminar as pessoas em espaços públicos é inconstitucional na avaliação da presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB do Distrito Federal, Indira Quaresma. 

(Indira Quaresma) “Se as pessoas estão indo ao shopping, exercendo o direito de ir e vir, num lugar aberto ao público, pode ser até cantando, ou manifestando sua opinião de alguma forma, desde que não esteja agredindo ninguém, elas têm todo o direito de estar lá. A gente vai fazer todo o possível para que esse direito de liberdade e de manifestação seja respeitado”. 

(Repórter) Os rolezinhos são marcados pela internet para visitar espaços públicos e podem agrupar centenas de jovens, especialmente os da periferia das grandes cidades.
17/01/2014, 04h25 - ATUALIZADO EM 17/01/2014, 04h25
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00