Proposta estabelece mudanças no mercado de cartões de crédito e débito — Rádio Senado

Proposta estabelece mudanças no mercado de cartões de crédito e débito

LOC: UMA PROPOSTA DO SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA ESTABELECE MUDANÇAS NO MERCADO DE CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO. 

LOC: A PRINCIPAL ALTERAÇÃO É NO VALOR DAS TARIFAS COBRADAS PELAS OPERADORAS, CONSIDERADAS ABUSIVAS PELO SENADOR. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O projeto prevê descontos em compras feitas com cartões de crédito e débito. O abatimento varia de acordo com a forma ou o prazo de pagamento. A proposta é do senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo. Segundo ele, consumidores e comerciantes são prejudicados com as altas tarifas cobradas pelas operadoras de cartões no ato da aquisição. No Brasil, a taxa de juros cobrada em compras parceladas pode chegar a 192 por cento ao ano. Nos Estados Unidos, essa tarifa não passa de treze por cento. O senador acredita que o caminho para a solução do problema seria a aprovação de uma lei complementar que garantisse mais transparência e coibisse abusos nas operações. O texto estabelece ainda um limite para as taxas que as administradoras de cartões cobram das lojas. No Brasil, essa tarifa é de quatro por cento sobre o valor da venda, enquanto na Austrália, é de apenas 0,8 por cento. Aloysio Nunes Ferreira afirma que a medida vai aumentar a eficiência dos serviços de cartões de crédito e débito no país. 

(Aloysio Nunes Ferreira) Esses aperfeiçoamentos são sugestões minhas na linha de mudanças microeconômicas, que visam a reduzir o custo Brasil, tornar as transações mais transparentes, reduzir o grau de monopólio na economia brasileira e aumentar a sua eficiência, beneficiando, de forma importante, no meu entender, tanto o consumidor quanto as micro e pequenas empresas. 

(Repórter) A proposta ainda precisa ser aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos, onde será relatada pelo senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco. Depois, passará pelo Plenário do Senado, para então ser analisada pela Câmara dos Deputados.
16/01/2014, 04h43 - ATUALIZADO EM 16/01/2014, 04h43
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00