CDH marca reunião para debater situação de Pedrinhas — Rádio Senado

CDH marca reunião para debater situação de Pedrinhas

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO VAI FAZER UMA REUNIÃO JÁ NA PRIMEIRA SEMANA DE FEVEREIRO PARA AVALIAR A SITUAÇÃO DO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE PEDRINHAS. 

LOC: FOI O QUE INFORMOU A PRESIDENTE DA CDH, SENADORA ANA RITA, QUE, JUNTO COM OUTROS SENADORES, VISITOU AS INSTALAÇÕES E SE REUNIU COM AUTORIDADES DO JUDICIÁRIO E COM A GOVERNADORA DO MARANHÃO, ROSEANA SARNEY. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Após visita de uma comitiva de senadores ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, afirmou que, tão logo sejam retomadas as atividades legislativas em Brasília, vai convocar uma reunião da Comissão de Direitos Humanos e demais senadores que estiveram no Maranhão. 

(ANA RITA) Para a primeira quarta-feira do mês de fevereiro, nesta reunião vamos fazer todo um balanço da visita feita...Uma das questões que já quero encaminhar, a partir da análise dos documentos que já foram entregues, tanto pelo governo quanto pelo sistema de justiça e também pela sociedade é fazer alguns pedidos de informação para complementar informações que por ventura não tenham sido devidamente esclarecidas. 

(REPÓRTER) Ana Rita foi informada de que foi iniciado um mutirão para acelerar os julgamentos e ajudar a diminuir a superlotação dos presídios. 

(ANA RITA) Discutimos com o Tribunal de Justiça. Eles disseram que já estão fazendo esse mutirão, inclusive o secretário de justiça do governo do estado nos deu um relatório desse mutirão...pedimos que dessem uma atenção especial a esses processos porque existem presos provisórios que estão convivendo com presos já condenados 

(REPÓRTER) Ainda segundo Ana Rita, a reforma da parte que foi destruída com a rebelião deve terminar no final de janeiro e três novos presídios serão construídos. (ANA RITA) Segundo a governadora, essas novas vagas deverão estar prontas até o final do ano com a construção de novos presídios.  

(ANA RITA) A Justiça do Estado determinou que o Governo do Maranhão construa presídios em um prazo de 60 dias; e que faça reformas e adaptações no complexo penal de Pedrinhas. Também fixou prazo de 30 dias para que todos os aprovados no concurso de Agente Penitenciário sejam nomeados.
14/01/2014, 00h39 - ATUALIZADO EM 14/01/2014, 00h39
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00