Senado deve votar projeto para tornar piscinas mais seguras, diz Ana Amélia — Rádio Senado

Senado deve votar projeto para tornar piscinas mais seguras, diz Ana Amélia

LOC: O SENADO DEVE VOTAR RAPIDAMENTE O PROJETO QUE PODE TORNAR AS PISCINAS MAIS SEGURAS. 

LOC: É O QUE DEFENDE A SENADORA ANA AMÉLIA DIANTE DE TRÊS MORTES CAUSADAS POR ACIDENTES EM PISCINAS SOMENTE NESTE ANO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:  

TÉC: Naisla Cestari, de 11 anos, morreu por afogamento na última segunda-feira em Linhares, Espírito Santo, depois de ter os cabelos sugados pelo ralo da piscina de sua casa. Antes de Naisla, Kauã de Jesus, de 7 anos, em Caldas Novas, Goiás, e Mariana de Oliveira, de 8, em Belo Horizonte, já haviam sido vítimas de acidentes por sucção em piscinas nos primeiros dias de 2014. Está na Câmara dos Deputados desde 2010 um projeto do deputado Dr. Rosinha, do PT do Paraná, que torna obrigatória a instalação de tampas especiais nos ralos de todas as piscinas públicas e particulares. A chamada "tampa antiaprisionamento" cobre o ralo e evita que o banhista fique preso no fundo por causa da sucção da água. Integrante da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Ana Amélia, senadora do PP do Rio Grande do Sul, espera que o Congresso aprove logo a proposta, diante da falta de segurança nas piscinas. Ela defende uma resposta imediata dos senadores assim que o projeto chegar à Casa. 

(A. AMÉLIA) Eu penso que, para agilizar uma matéria com essa relevância, seria mais adequado que aguardássemos a vinda do projeto do Dr. Rosinha e votássemos em tempo recorde também no Senado. 

(REPÓRTER) A proposta em discussão na Câmara foi apresentada por sugestão da aposentada Odele Souza. A filha dela, Flávia, está em coma há 16 anos por causa de um acidente no condomínio onde a família morava, em São Paulo. Flávia ficou vários minutos presa no fundo da piscina por causa do sistema de sucção da água. Ela sofreu parada cardiorrespiratória e danos no cérebro.
09/01/2014, 09h53 - ATUALIZADO EM 09/01/2014, 09h53
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00