Senado aprovou PNE e aumento do orçamento da União para área da saúde — Rádio Senado

Senado aprovou PNE e aumento do orçamento da União para área da saúde

LOC: EM RESPOSTA ÀS REIVINDICAÇÕES DAS RUAS, O SENADO APROVOU EM 2013 MATÉRIAS IMPORTANTES, COMO O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O AUMENTO DE DINHEIRO DA UNIÃO PARA A ÁREA DA SAÚDE.

LOC: EM 2014, A CASA DEVE CONTINUAR O RITMO DE PRODUÇÃO, MESMO COM A COPA DO MUNDO E AS ELEIÇÕES. A EXPECTATIVA É DO LÍDER DO PMDB E DA MAIORIA NO SENADO, SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) Ao fazer uma avaliação da atuação do Senado em 2013, o líder do PMDB e da Maioria, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, ressaltou a aprovação de projetos de interesse social. Entre eles, o senador citou o Plano Nacional de Educação, a desburocratização dos serviços públicos, o combate à corrupção e a valorização de categorias profissionais, como os empregados domésticos e os taxistas.

(Eunício Oliveira) Eu já estou aqui no quarto ano de mandado e já estou há 12 anos no mandato de deputado e eu nunca imaginei que o Senado tivesse a condição de debater e aprovar tantos temas importantes para a sociedade brasileira.
 
(Repórter) Eunício Oliveira também destacou a aprovação do aumento de recursos federais para a saúde pública. Ele informou que a União nunca investiu mais do que onze e meio por cento de suas receitas correntes líquidas na área. Agora, devido a entendimento com a presidente Dilma Rousseff, a saúde receberá 64 bilhões de reais a mais até 2018.

(Eunício Oliveira) Há mais de 10 anos que a saúde pública tinha apenas correções dos valores estipulados lá atrás e não dinheiro novo para a saúde.
 
(Repórter) Para 2014, o parlamentar quer que o Senado continue com a intensa produção, pelo menos no primeiro semestre.

(Eunício Oliveira) Eleições, vamos tratar isso a partir de junho, quando vierem as convenções. Até lá, nós devemos compensar esse período, que vai ser eleitoral, fazendo aqui um esforço para, no primeiro semestre, a gente produzir tanto quanto produziu em 2013.
 
(Repórter) Eunício Oliveira ainda lembrou que o Senado já aprovou o Código de Processo Civil, que agora está na Câmara dos Deputados, e espera que em breve também a atualização do Código Penal seja aprovada pelos senadores e enviada ao exame dos deputados.
02/01/2014, 04h10 - ATUALIZADO EM 02/01/2014, 04h10
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00