Renan faz balanço positivo dos trabalhos do Senado em 2013 — Rádio Senado

Renan faz balanço positivo dos trabalhos do Senado em 2013

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, FEZ O BALANÇO DAS ATIVIDADES DO SEU PRIMEIRO ANO COMO PRESIDENTE DA CASA.
 
LOC: RENAN RESSALTOU A ECONOMIA DOS GASTOS, A APROVAÇÃO DE UMA EXTENSA PAUTA PROJETOS E DEVOLUÇÃO DOS MANDATOS DO SENADOR LUIS CARLOS PRESTES E DO PRESIDENTE JOÃO GOULART COMO FATOS MAIS MARCANTES.

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, fez um balanço positivo dos trabalhos do Senado em 2013, e destacou os êxitos do programa que ele chamou de racionalização interna, com a redução de gastos com pessoal, manutenção e investimento. Entre as medidas adotadas, ele citou a eliminação do 14º e do 15º salários dos parlamentares, a extinção de funções comissionadas e a redução de contratos de mão-de-obra terceirizada. Segundo Renan, cerca de 275 milhões de reais economizados pelo Senado em 2013 devem ser devolvidos para a União.

(Renan Calheiros) Só para ter uma ideia do êxito da austeridade interna, sem prejuízo da Casa, ultrapassamos a meta e alcançamos uma economia de 275 milhões, número consolidado para o ano de 2013. Podemos sim, em respeito ao contribuinte, fazer mais com menos. A economia já está acima da previsão inicial de 300 milhões no biênio 2013/2014. Nós recomendamos que este saldo orçamentário não utilizado seja aplicado em programas sociais, notadamente o bolsa família (Repórter) Renan Calheiros também ressaltou a produção legislativa em 2013 e lembrou que o Senado anulou as cassações políticas de personagens da história brasileira. (Renan Calheiros) Ao mesmo tempo, fizemos revisões históricas essenciais para devolver dois mandatos retirados ilegalmente, de Luiz carlos Prestes e do presidente João Goulart.

(Repórter) O vice-presidente do senado, Jorge Viana, do PT do Acre, destacou o atual período como muito positivo.
 
(Jorge Viana) O Brasil está melhor do que no começo do ano. Graças também ao governo da presidenta, ao esforço de todos, mas também à colaboração que essa casa deu, que é o Senado Federal.

(Repórter) Renan Calheiros ainda destacou que foram votadas 615 matérias, estabelecidas regras para a votação dos vetos presidenciais e a ampliadas as votações em aberto no Plenário.
18/12/2013, 08h30 - ATUALIZADO EM 18/12/2013, 08h30
Duração de áudio: 02:31
Ao vivo
00:0000:00