Chico Mendes será nomeado patrono do meio ambiente no Brasil — Rádio Senado

Chico Mendes será nomeado patrono do meio ambiente no Brasil

LOC: CHICO MENDES SERÁ NOMEADO PATRONO DO MEIO AMBIENTE NO BRASIL.
 
LOC: E NA SEGUNDA-FEIRA, O PLENÁRIO TERÁ SESSÃO ESPECIAL PARA HOMENAGEAR MEMÓRIA DO AMBIENTALISTA, MORTO HÁ 25 ANOS. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:
 
(Repórter) A sessão, marcada para as 11 da manhã, foi solicitada por Anibal Diniz, do PT do Acre. E como na Câmara foi aprovado outro requerimento com o mesmo objetivo, a sessão vai reunir senadores e deputados no plenário do Senado. O líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes foi assassinado por fazendeiros em dezembro de 1988, no quintal da própria casa, em Xapuri, no Acre. Ele tinha acabado de completar 44 anos de idade e virou um símbolo da luta pelo meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável. E no aniversário de 25 anos de sua morte, o Senado também finalizou a votação de projeto que declara Chico Mendes o patrono do meio ambiente no Brasil. O senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, lembrou a importância do homenageado para a história do país:
 
(Inácio Arruda) Era um homem ligado ao desenvolvimento, que previa que era possível desenvolver a economia do Acre e da região amazônica e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Chico Mendes defendia o progresso, defendia o desenvolvimento, defendia a distribuição da riqueza e ao mesmo tempo defendia o desenvolvimento.

(Repórter) O projeto, que já tinha sido aprovado na Câmara dos Deputados, segue agora para a sanção da Presidência da República.
13/12/2013, 03h05 - ATUALIZADO EM 13/12/2013, 03h05
Duração de áudio: 01:16
Ao vivo
00:0000:00