Ministro faz balanço sobre obras de transposição do Rio São Francisco — Rádio Senado

Ministro faz balanço sobre obras de transposição do Rio São Francisco

LOC: O MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL VEIO AO SENADO FAZER UM BALANÇO SOBRE AS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO.  

LOC: FRANCISCO TEIXEIRA TAMBÉM EXPLICOU AOS SENADORES AS AÇÕES ADOTADAS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA SECA PROLONGADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, fez um balanço sobre o andamento das obras e alertou aos senadores que certas regiões do semi- árido estão há dois anos sem chuva. Para minimizar os efeitos da seca prolongada, o Ministério trabalha em parceira com a Agência Nacional de Águas para monitorar os municípios em que o abastecimento pode entrar em colapso. Para o ministro, a oferta de água no semiárido necessita de todas as ações possíveis, como a construção de barragens, cisternas e revitalização e construção de poços para complementar as obras da transposição. Francisco Teixeira disse que aprender a conviver com a seca é um trabalho que exige ação conjunta do governo com a sociedade. 

(Francisco Teixeira) Então a questão da convivência com o semi árido é complexa e temos que resolver tendo parceria do estado, da união dos municípios e da sociedade civil organizada.

(REPÓRTER) Para o presidente da comissão criada para acompanhar os programas de transposição e revitalização do Rio São Francisco, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, a vinda do ministro trouxe informações que devem orientar a atuação do colegiado em 2014. 

(Vital do Rego) Trazendo temas que a comissão vai debruçar sobre o ano, que são os meios alternativos de longo prazo com convivência com a seca. 

(REPÓRTER) Segundo Francisco Teixeira, o governo federal já injetou 30 bilhões de reais em obras permanentes para minimizar os efeitos da seca. Além das obras da transposição, o governo também investe em programas emergenciais em parceira com estados e municípios da região nordeste e Minas Gerais. O programa de revitalização do Rio São Francisco é coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional. A expectativa do governo é entregar os primeiros cem quilômetros de canais com água em setembro de 2014. O prazo de execução é de vinte anos e envolve cinco linhas de ações: gestão, monitoramento, agenda socioambiental, proteção e usos sustentável de recursos naturais, qualidade de saneamento ambiental e economias sustentáveis.
10/12/2013, 01h22 - ATUALIZADO EM 10/12/2013, 01h22
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00