CDR debate o Plano de Preservação Urbanístico de Brasília — Rádio Senado

CDR debate o Plano de Preservação Urbanístico de Brasília

LH LOC: O PLANO DE PRESERVAÇÃO DO CONJUNTO URBANÍSTICO DE BRASÍLIA, P-P-CUB, QUE PREVÊ MUDANÇAS NO PROJETO ORIGINAL DA CAPITAL, FOI DEBATIDO NESTA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO.

LOC: OS PARTICIPANTES RECONHECERAM A NECESSIDADE DE REORGANIZAÇÃO E DEFINIÇÃO DAS NORMAS URBANÍSTICAS DA CIDADE, MAS CRITICARAM O P-P-CUB COMO UM PLANO DE REVISÃO, E NÃO DE PRESERVAÇÃO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: Ao abrir o debate, o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, apresentou uma reportagem da Rádio Senado com a voz do urbanista Lucio Costa preocupado com a preservação do plano original de Brasília 

(Lucio costa) procurar defender da melhor maneira possivel para evitar que no futuro a cidade seja descaracterizada.  

(REP) E foi exatamente o traçado urbanístico que levou a Unesco, em 1987, a reconhecer Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Para a diretora de Patrimônio Cultural do Instituto Histórico e Geográfico, Vera Ramos, o tombamento pode estar ameaçado com o P-P-CUB. 

(VERA) quase 70 por cento dos setores que compõem a área tombada sofreram algum tipo de intervenção, então a impressão que me deu ao analisar é que estava sendo uma revisão geral do plano urbanístico, e não atualização de normas e adequações necessárias em alguns setores. Isso não é um plano de preservação. 

(REP) O Plano, enviado pelo governador Agnelo Queiroz à Câmara Legislativa do Distrito Federal, propõe novas áreas para a construção de prédios comerciais, inclusive no Eixo Monumental, a privatização de espaços públicos nas superquadras; a criação de uma cidade no Setor Ferroviário, além de lotes de hotéis na orla do Lago Paranoá. Jurema Machado, presidente do IPHAN, destacou que a capital precisa urgentemente de reorganizar os códigos e leis urbanísticas, que hoje somam mais de 800 pequenas normas

(JUREMA)Temos hoje desesperadamente a necessidade de ter uma regra clara para o Distrito Federal que conjugue com a nossa normativa. 

(REP) Para o senador Rodrigo Rollemberg, que pediu a audiência pública, o plano não foi discutido devidamente com a sociedade e traz propostas ameaçadoras para preservação do conjunto urbanístico 

(ROLLEMBERG) isso é um adensamento e que vai deteriorar de forma bastante significativa e talvez trágica a qualidade de vida no Distrito Federal, Brasília se for destruída jamais se recuperará...esse Ppcub tem que ser retirado. 

(REP) Rômulo Andrade, da Secretaria de Habitação do Distrito Federal, explicou que pontos polêmicos do Plano já foram retirados pelo governo.
05/12/2013, 00h48 - ATUALIZADO EM 05/12/2013, 00h48
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00