CE aprova criação do Dia da Batalha do Jenipapo — Rádio Senado

CE aprova criação do Dia da Batalha do Jenipapo

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO DE LEI QUE INSTITUI O DIA DA BATALHA DO JENIPAPO, A SER COMEMORADO EM 13 DE MARÇO, NO CALENDÁRIO DE CELEBRAÇÕES NACIONAIS 

LOC: A PROPOSTA AGORA SEGUE PARA ANÁLISE DO PLENÁRIO, COMO INFORMA A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) A Batalha do Jenipapo aconteceu em 13 de março de 1823, no Piauí. Ela marca a efetiva Independência do Brasil das tropas portuguesas. O senador Wellington Dias, do PT do Piauí, é o autor de um dos projetos que tratam do assunto. Ele acredita que mais da metade do território nacional ainda poderia ser de Portugal se não tivesse acontecido o combate. 

(Wellington Dias) Um povo que não tem orgulho da sua história, tem sempre muita insegurança com o seu futuro. O fato é que, para a gente chegar no Brasil de hoje, nós tivemos vários momentos importantes para a história do Brasil. Sessenta por cento do Brasil não seria território do Brasil, provavelmente, se não tivesse sido consolidada a Independência. 

(Repórter) O senador José Sarney, do PMDB do Amapá, recorda a luta de um antepassado na Batalha. 

(José Sarney) Meu avô contava que o seu tetravô tinha dito que era herói da Batalha do Jenipapo, porque tinha lutado contra o Fidié na grande Batalha do Jenipapo! Ficaram na história de nossa família esses momentos de coragem simples, deste desafio de peito aberto às armas portuguesas, a ansiedade de preparação da Batalha. 

(Repórter) A instituição do Dia da Batalha do Jenipapo é tema de dois projetos que estão sendo avaliados em conjunto pelo Senado. O relator na Comissão de Educação, senador Zezé Perrella, do PDT de Minas Gerais, destacou no parecer dele que cerca de 2 mil pessoas, muitos delas camponesas, participaram da Batalha em estados como Ceará, Maranhão e Piauí. Além da data comemorativa, a proposta, que agora segue para o plenário, ainda prevê ações educativas.
03/12/2013, 05h18 - ATUALIZADO EM 03/12/2013, 05h18
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00