Senado celebra os 100 anos da Universidade Federal de Itajubá — Rádio Senado

Senado celebra os 100 anos da Universidade Federal de Itajubá

LOC: O SENADO HOMENAGEOU NESTA SEXTA-FEIRA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PELOS SEUS CEM ANOS DE EXISTÊNCIA. 

LOC: A UNIVERSIDADE MINEIRA FOI A DÉCIMA ESCOLA DE ENGENHARIA DO BRASIL. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM: 

(Repórter) A UNIFEI, como é chamada a Universidade Federal de Itajubá, foi fundada no dia 23 de novembro de 1913, pelo advogado Theodomiro Carneiro Santiago com o nome de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá. Atualmente, é constituída por dois campi, um em Itajubá e outro em Itabira, e seu corpo docente é composto por 65% de doutores e 27% de mestres. A sessão em homenagem aos cem anos da instituição foi solicitada pelo senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul. Ele reconhece as conquistas históricas da UNIFEI e afirma que elas colaboraram para o desenvolvimento do país. 

(Delcídio do Amaral) A Universidade Federal de Itajubá é uma das melhores escolas do Brasil. Então hoje, esse evento aqui é uma homenagem à tudo aquilo que a Universidade Federal de Itajubá construiu ao longo desses cem anos. Espero que continue assim, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social do Brasil, e para o progresso do nosso país. 

(Repórter) O atual reitor da Universidade, Dagoberto Alves de Almeida, também esteve presente na solenidade. De acordo com ele, o objetivo agora é continuar trabalhando para manter o nível da qualidade educacional da UNIFEI. 

(Dagoberto Alves de Almeida) A Universidade hoje se encontra aqui graças a uma quantidade grande de pessoas notáveis que ao longo da sua história colocaram os interesses da instituição acima dos seus próprios. Ao mesmo tempo que nós celebramos cem anos, nós estamos avaliando e refletindo sobre esse período para que nós consigamos ter mais cem anos com o mesmo padrão de qualidade. 

(Repórter) Também estiveram presentes na sessão o senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, o atual reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, e os ex-reitores da Universidade mineira, Zulcy de Souza e Fredmarck Leão.
29/11/2013, 04h38 - ATUALIZADO EM 29/11/2013, 04h38
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00