Comissão homenageia Seleção Brasileira de Futebol Social — Rádio Senado

Comissão homenageia Seleção Brasileira de Futebol Social

LOC: A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL SOCIAL FOI HOMENAGEADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: MESMO SEM PATROCÍNIO, O TIME FOI CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL SOCIAL NESTE ANO NA POLÔNIA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: O time campeão da Copa do Mundo de Futebol Social de 2013 foi homenageado em uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado. Devido à falta de recursos, a seleção, que pode ser composta por até oito jogadores, contou com apenas quatro, numero mínimo para a inscrição no campeonato. A ideia da Copa do Mundo de Futebol Social é dar visibilidade à população de rua e aos debates sobre a pobreza e a falta de moradia em todos os países. As seleções são compostas, na maioria das vezes, por moradores de rua, mas, no Brasil, incluem pessoas de áreas consideradas precárias, como favelas e periferias. Para o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, a conquista do título deve ser motivo de orgulho para todos os brasileiros. 

(Cristovam Buarque) Nós queremos dizer a vocês que vocês são provas da garra brasileira, de ir quando tudo era contra e do talento brasileiro de ganhar quando as dificuldades eram tão grandes. Eu quero em nome do senado, como brasileiro dizer do orgulho que sinto de saber que vocês foram capazes disso. 

(REPÓRTER) O presidente da Associação Brasileira de Futebol Social, Guilherme Araújo, explicou aos senadores que a prática da modalidade abre novos horizontes aos jovens das comunidades pobres. 

(Guilherme Araújo)  Oferecer experiências transformadoras na vida destes jovens que vivem numa situação privação com acesso restrito a educação e mercado d e trabalho então a gente esta entrando com o futebol pra fortalecer esses projetos e essas comunidades onde eles estão inseridos então o futebol é só uma maneira de aglutinar e fazer essa grande movimentação. 

(REPÓRTER) Os jogadores que participaram da competição foram Darlan Martins e Vinícius Araújo, do Rio de Janeiro, e Robson Martins e Douglas Batista, de São Paulo. Para garantir a participação brasileira na edição 2014 do torneio, no Chile, a associação já trabalha em um projeto para atrair empresas que queiram patrocinar a equipe por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
27/11/2013, 11h58 - ATUALIZADO EM 27/11/2013, 11h58
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00