CI debate ações preventivas do Ministério da Integração para combater a seca — Rádio Senado

CI debate ações preventivas do Ministério da Integração para combater a seca

LOC: A COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA RECEBEU NESTA QUARTA-FEIRA O MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, FRANCISCO TEIXEIRA. 

LOC: ELE DISCUTIU COM OS SENADORES AS POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES DO MINISTÉRIO VOLTADOS PARA OS PERÍODOS DE SECAS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, explicou que o ministério está presente tanto em ações mais simples, de construção de cisternas, quanto em obras mais complexas, como a transposição do Rio São Francisco. Sobre a transposição, aliás, informou que sete mil pessoas estão trabalhando para concluir os trechos norte e sul até o final de 2015. Mas que antes disso algumas comunidades já serão beneficiadas após a entrega de algumas metas. 

(FRANCISCO): No final de 2014 já conseguir ter essa meta 1 norte pronta e fazer a água atravessar a divisa de Pernambuco com Ceará. Com isso uma infinidade de comunidades distribuídas a até 5 km pra cada lado do canal em território pernambucano e parte cearense e inclusive região metropolitana de Fortaleza e do rio Salgado e rio Jaguaribe já poderiam ser beneficiadas caso a seca perdure. 

(REP): Senadores do nordeste, como Walter Pinheiro, do PT da Bahia, demonstraram preocupação com a seca na região, a maior dos últimos 50 anos, e aproveitaram a presença do ministro para cobrar ações efetivas e não repetir os erros do passado. 

(PINHEIRO): No que diz respeito a prevenir. É uma das coisas importantes mas a gente fica com a lição. Sei que boa parte das coisas não foram consolidadas, mas vamos pegar de 2011 para cá principalmente na questão da seca tivemos vários processos em que a gente foi quase o tempo inteiro repetindo a mesma coisa e não dando passos significativos. 

(REP): A audiência pública fez parte do sexto ciclo de debates da Comissão de Infraestrutura, que tem a "água" como tema.
20/11/2013, 00h21 - ATUALIZADO EM 20/11/2013, 00h21
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00