Comissão debate maneiras do Estado ouvir o cidadão — Rádio Senado

Comissão debate maneiras do Estado ouvir o cidadão

LOC: FACILITAR A PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NA TOMADA DE DECISÕES QUE AFETAM AS COMUNIDADES AUMENTA A CONFIANÇA DO CIDADÃO NAS INSTITUIÇÕES.  

LOC: ESTA FOI A SUGESTÃO DO ESPECIALISTA AMERICANO JAMES CREIGHTON DURANTE A AUDIÊNCIA DA COMISSÃO SENADO DO FUTURO NESTA TERÇA-FEIRA. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) A comissão do futuro ouviu o professor americano James Creighton, fundador da associação internacional para a participação pública. Formado em psicologia, ele já prestou consultoria para diversas entidades publicas e privadas nos Estados Unidos e Canadá desde 1972. O especialista destacou que emitir opinião sobre as ações que afetam a vida das comunidades é um direito de todos os cidadãos e, por isso, os governos e as empresas precisam estar preparados para ouvir e acatar a vontade das pessoas atingidas por alguma decisão, como a construção de uma represa, a instalação de linhas elétricas ou a construção de usinas nucleares. Para James Creighton, um dos benefícios que podem ser constatados nas atividades de participação pública é a melhora da confiança entre a população e os governos. 

(James Creighton) “kinds of results they are getting are” até “can handle stress and understanding among parties”// tec- sobrepor a voz do intérprete: “quando bem feita a participação publica melhora a qualidade e a legitimidade de uma decisão e contribui pra todas as pessoas envolvidas a se envolverem nas políticas publicas. Isso pode levar a melhores resultados em termos de qualidade ambiental e outros objetivos sociais e pode melhorar a confiança e a compreensão entre as partes envolvidas”. 

(Repórter) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal e autor do pedido para a audiência, explicou que estudar maneiras de ouvir o cidadão e discutir o futuro da democracia é importante, porque o eleitor tem preocupações mais imediatas. 

(Cristovam Buarque) “uma preocupação com seus compromissos e outra com seus meios. Seus compromissos porque o mundo ficou planetário e os problemas são de longa duração e a democracia é de curta duração e local.” 

(Repórter) A Comissão Senado do Futuro foi instalada em setembro e tem como objetivo promover discussões sobre grandes temas e o futuro do país bem como aprimorar a atuação do Senado. A criação foi uma sugestão do senador Cristovam Buarque inspirado em um modelo do senado chileno.
19/11/2013, 07h14 - ATUALIZADO EM 19/11/2013, 07h14
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00