Renan rebate jornal e afirma que Senado reduziu custos com pessoal — Rádio Senado

Renan rebate jornal e afirma que Senado reduziu custos com pessoal

LOC: RENAN CALHEIROS REBATE MATÉRIA DO JORNAL “O ESTADO DE SÃO PAULO” E AFIRMA QUE SENADO REDUZIU CUSTOS COM PESSOAL EM 2013.  

LOC: OUTROS SENADORES TAMBÉM SE MANIFESTARAM SOBRE O ASSUNTO, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) De acordo com reportagem de “O Estado de São Paulo”, pela primeira vez em 11 anos o número de funcionários comissionados no Senado ultrapassou o de servidores concursados. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, usou a tribuna para esclarecer os gastos da Casa. Renan Calheiros lembrou que o Senado gasta com pessoal menos que o permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e destacou as medidas adotadas pela Mesa Diretora para enxugar gastos: 

(Renan Calheiros)  Desde o início do ano a mesa diretora do Senado vem fazendo cortes que atingiram uma economia de 159,4 milhões de reais. A meta para o biênio 2013/2014 é de 300 milhões de reais. Os cortes ocorreram em despesas com pessoal, custeio e investimento. Apenas no item redução de gastos com pessoal alcançamos uma economia de 117,4 milhões até setembro de 2013. 

(Repórter) Ainda segundo Renan Calheiros, se forem incluídos no cálculo os cortes nos contratos com terceirização, a economia do Senado com pessoal em 2013 ultrapassa 120 milhões de reais. A contratação de comissionados foi defendida também por outros senadores. Para Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, eles têm função estratégica no mandato: 

(Aluysio Nunes)  Os cargos comissionados, a nomeação de pessoas em razão da confiança do parlamentar, esse critério é próprio da atuação parlamentar. Um parlamentar exerce um mandato político e é normal que se cerque de pessoas da sua confiança, da sua confiança técnica, com afinidade política com suas idéias, que possam colaborar com ele e colaboram com dedicação extrema, aqui não há horário, elas entram de manhã e ficam aqui enquanto a sessão continuar. 

(Repórter) Atualmente, o Senado mantém 2991 funcionários efetivos e 3.241 comissionados. Esse número de cargos em comissão, conforme Renan Calheiros, é menor que o encontrado na Assembléia Legislativa de São Paulo, por exemplo, que, segundo ele, emprega mais de cinco mil comissionados.
07/11/2013, 05h53 - ATUALIZADO EM 07/11/2013, 05h53
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00