Comissão da Verdade debate situação dos retireiros do Araguaia — Rádio Senado

Comissão da Verdade debate situação dos retireiros do Araguaia

LOC: A SUBCOMISSÃO DA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA PROMOVEU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A SITUAÇÃO DOS RETIREIROS, PEQUENOS CRIADORES DE GADO, NA REGIÃO DO ARAGUAIA. 

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI CONVOCADA PELO SENADOR JOÃO CAPIBERIBE, DO PSB DO AMAPÁ, COMO INFORMA O REPÓRTER TONCÁ BURITY. 

(Repórter) Luciara é um município de Mato Grosso que fica a mil 161 quilômetros de Cuiabá. A cidade enfrenta há anos um grave conflito de questões agrárias e ambientais envolvendo uma área de 100 mil hectares. De um lado, estão os pequenos produtores que apóiam a criação de uma reserva de desenvolvimento sustentável para garantir a propriedade do território e a manutenção das atividades agroextrativistas. Do outro, fazendeiros e grileiros da região que são contrários à criação dessa reserva. O conflito está cada vez mais acirrado: segundo a Comissão Pastoral da Terra, as casas de dois líderes dos retireiros, Rubem Sales e Jossiney Silva, foram queimadas. no fim de setembro, os fazendeiros bloquearam por três dias a rodovia que dá acesso à cidade. O comércio foi fechado e máquinas foram colocadas na pista de pouso do aeroporto da cidade. A discussão em torno do impasse chegou ao senado, com uma audiência pública na comissão de assuntos sociais, na qual o retireiro Jossiney contou como começou o conflito: 

(Jossiney Silva) Chegou um grupo dizendo que era dono, a gente não sabe se é legitimo os documentos que eles alegam que são donos da área. a gente que vive ali há muito tempo a gente fica com medo de perder. quando queimaram minha casa, não só queimou minha casa, queimou minha vida. 

(Repórter) O representante do Instituto Chico Mendes, Fernando Xavier, também participou da audiência e defendeu o modelo de ocupação dos retireiros: 

(Fernando Xavier) Os retireiros utilizam as pastagens nativas do rio Araguaia nessas áreas de várzea na época da seca como biomassa como alimentação do gado. na época das cheias esse gado é retirado para as áreas mais altas. é um regime bastante interessante porque tem uma relação com uma relação muito próxima com o próprio ciclo da região do Araguaia 

(Repórter) O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, explica por que convocou a audiência pública: 

(João Capiberibe) o que assusta é que esses conflitos terminam em tragédias, não é? então para evitar a tragédia é necessário trazer as autoridades públicas federais para que a gente possa pressionar em busca de solução, em busca de pacificação desse conflito. 

(Repórter) Durante a audiência, o professor da USP, Ariosvaldo de Oliveira, que fez uma tese sobre as terras do norte do Mato Grosso, disse que 70% dos títulos pertencem a proprietários que estiveram nas fazendas.
06/11/2013, 05h25 - ATUALIZADO EM 06/11/2013, 05h25
Duração de áudio: 03:02
Ao vivo
00:0000:00